Historia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1História Geral


Deus é o Deus da História. A História não é um fluxo de acontecimentos ao acaso, pois Deus, está executando no devido tempo um plano que Ele concebeu na eternidade (passada) e que será consumada na eternidade (futura). Nesse processo histórico, Jesus Cristo, na qualidade de sementefutura de Abraão, é a figura chave. O plano de Deus é resumir todas as coisas em Cristo.

“Ninguém vai ao Pai, senão por mim” João 14:6
Embora a Bíblia ensine que Deus criou o universo, há quem conteste a sua participação nele. Algumas pessoas asseveram que ele não tem parte no andamento ordenado das coisas. ABíblia, contudo, afirma o contrário. Deus sustenta e controla o universo que criou.

“Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para a luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome” Jer. 31:35

Se Deus deixasse de controlar e sustentar o universo por um instante sequer, este se desintegraria. A Bíbliaregistra que tudo depende dele, seja a mudança de estações, o crescimento das plantas e animais ou o movimento da terra e o das estrelas. O profeta Daniel disse ao rei pagão Belsazar, que Deus tem nas mãos as nossas vidas.

“Destes louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, a Ele naglorificaste” Dan. 5:23.

O Novo Testamento nos assevera que é Jesus Cristo quem mantém o universo estruturado. “Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas” Cl.1:17

Deus fez sentir a Sua presença na humanidade desde o início dos tempos. Algumas vezes era óbvio; outras nem tanto. Ele se revelou de diversas formas. Deus revelou-se a Moisés numa sarça ardente que não seconsumia.

“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo no meio da sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia” Ex. 3:2

Deus conduziu os filhos de Israel de forma sobrenatural.

“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e denoite”
Ex.3: 21.
O povo tinha consciência que Deus estava intimamente envolvido em sua vida. O profeta Amós disse: “Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal á cidade, sem que o Senhor o tenha feito? Am. 3:6

Deus se preocupa com a humanidade, como disse Jesus:

“Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem avontade de vosso pai. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos” Mat. 10:29 a 31.




2

A Bíblia, portanto, indica claramente que Deus está profundamente envolvido nos assuntos da humanidade. Seu maior envolvimento se deu ao enviar o seu filho, para restabelecer a comunhão que antes de pecar, o homem mantinha com o seuCriador, João 3:16.

A Criação: Nós humanos, de mente limitada ao tempo, compreendemos qualquer conjunção
principalmente explicativa, (logo, pois, portanto) apenas ligada ao nosso tempo. Nós somos essencialmente temporais. . . . Assim, o que conhecemos como universo ou como existência, sabemos que se existe, teve um começo temporal. Porém tudo indica que...
tracking img