Historia dos jogos olimpicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
ELENA MARA SENEN









HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS








Trabalho a ser apresentado à disciplina de Estágio em Educação Física II do curso de Educação Física, da área de Ciências Médicas e da Saúde do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.Professor: Anderson Patzlaff



RIO DO SUL
2009
INTRODUÇÃO

Neste trabalho pretendemos relatar as atividades que foram desenvolvidas no trabalho interdisciplinar, realizado na Escola Municipal Perimbó, localizada em Ituporanga, Santa Catarina, bem como os conteúdos, metodologia, referências, que sustentaram e embasaram o mesmo,para que fosse produtivo e enriquecedor tanto para os alunos como para os professores.
O trabalho foi realizado com o 4º ano da educação básica. O conteúdo trabalhado no decorrer do mês foi a História dos Jogos Olímpicos. Este conteúdo visou contribuir para a conscientização dos alunos sobre as diversas formas de aprendizado do esporte e suas variações, a diferenciação de uma aula diversificada,criativa e não sistematizada.
O relatório consta de uma identificação da escola, temas trabalhados durante as aulas, além do planejamento das mesmas que especificam os conteúdos, os objetivos, a metodologia e o processo avaliativo.





















1. IDENTIFICAÇÕES

Escola Municipal Perimbó
Cidade: Ituporanga – SC
Bairro: Gabiroba
Ano: 4
Alunos: 22
Meninos:12
Meninas: 10


A escola é pequena, atendendo somente a educação básica, localizada no bairro Gabiroba, perto do centro de Ituporanga, comunidade de classe média baixa.
Em relação ao espaço físico, possui apenas uma quadra não coberta, no que diz respeito à materiais para as aulas de Educação Física, possui algumas bolas, cones, bastões e cordas.2. OBJETIVOS


2.1 OBEJTIVO GERAL


Desenvolver de forma lúdica e diversificada o ensino da História dos Jogos Olímpicos, num projeto interdisciplinar.


2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Favorecer a sociabilização através de atividades físico-recreativas;
• Realizar atividades motivadoras, diversificadas e desafiadoras;• Motivar a criatividade;
• Buscar uma integração das disciplinas envolvidas no projeto;







































3.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em honra a Zeus, a Grécia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, na confluência dos rios Alfeu e Giadeo, onde se erguia a cidade de Olímpia, que a partir do ano 776 a.C. cedeu seu nome paraaquele que viria a ser a maior competição esportiva em toda a história da humanidade, os Jogos Olímpicos. Mais tarde, genericamente Olimpíadas, que teve como primeiro vencedor o atleta Coroebus, cingido por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória.
A princípio, apenas homens eram admitidos na disputa, da qual passou a fazer parte, quase como umsímbolo, uma homenagem perpétua dos Jogos à Grécia, a Maratona, corrida de fundo na distância de 42 quilômetros e 500 metros, a mesma percorrida por um soldado grego, que a correr levou até Atenas a notícia da vitória de seu exército na batalha Maratona, cidade da Ática, onde se combatiam os persas. Dada a notícia, caiu morto, tornando-se sinônimo da tenacidade.
Atenas foi escolhida pelo Barão deCobertin com muita propriedade para a retomada dos Jogos Olímpicos em 1896, passando a serem conhecidos como os Jogos da Era Moderna. Uma era que já não dava ao desporto o poder de interromper guerras, mas, ao contrário, era interrompido por elas. Nestes cem anos, o quadriênio olímpico silenciou seu toque de reunir nos anos de 1916, 1940 e 1944, durante a vigência das chamadas Primeira e...
tracking img