Historia dos brinquedos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A História dos Brinquedos
Ao longo do processo histórico, configuraram-se diferentes concepções de criança, de entendimento da infância e de desenvolvimento infantil. Uma breve incursão nas concepções historicamente produzidas sobre a criança e sobre a infância a partir das pinturas clássicas apresentadas por Soares (1998) em seu livro Imagens da educação no corporeforça o entendimento de que as crianças não eram compreendidas nas suas particularidades.
Nossos esforços concentram-se em entender as determinações históricas, sociais e políticas e suas implicações no conceito atual de infância e de desenvolvimento infantil. Encontramos na perspectiva marxista, a partir da lógica dialética, fundamentos que nos possibilitam este entendimento. O autor apresentafiguras de obras de arte clássicas como “Les jeux d’enfants”, quadro de Pieter Brueguel, pintado em 1560; “A família de Carlos IV”, quadro de Francisco de Goya, pintado entre 1800-01; “Os pequenos gigantes”, quadro pintado por Francisco de Goya nas últimas décadas do século XVIII, entre outras e para tanto, no primeiro momento, nos dedicaremos a situar e contextualizar e posteriormentebuscaremos, na obra de Vigotski (1998, 2006 e 2007) e nos estudos de Leontiev (1978), elementos teóricos para entender o psiquismo infantil e como ele se processa no brinquedo, bem como a formação do mundo imaginário e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Em um segundo momento, contextualizaremos a educação física no âmbito específico da ginástica, com fundamento nos estudosde Soares (1998) e Soares e cols.(1992),buscando entender o sentido/significado do conhecimento gímnico historicamente produzido em suas características técnicas e artísticas.
O principal teórico desta vertente da psicologia foi Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), que desenvolveu seus estudos e pesquisas com Alexei Nikolaevich Leontiev (1903-1979) e Alexander Romanovich Luria (1902- 1977),fundamentalmente aprendizagem e desenvolvimento humano em uma base marxista. Outros membros conhecidos da Escola de Vigotski são os psicólogos Daniil B. Elkonin (1904-1984), P. Ya. Galperin (1902-1988), A. V. Zaporózhets (1905-1981) e Vasili Vasilievich Davidov (1920-1998), entre outros.
A atividade reprodutora está ligada à memória e sua essência reside em que o homem reproduz ou repete normas deconduta já criadas e elaboradas, ou ressuscita rastros de antigas impressões; já a atividade criadora é toda atividade humana que não se limite a reproduzir trechos e impressões vividas sem que se criem novas impressões, novas ações, pois o cérebro humano não se limita a ser um órgão capaz de conservar as nossas reproduções de experiências passadas, capaz de reelaborar e criar, com elementos deexperiências passadas, novas formas e definições, por isso que é necessário, no trabalho educativo, reconhecer a historicidade do ser humano, valorizando a transmissão da experiência histórico-social e do conhecimento socialmente existente.
Leontiev (1978) afirma que o jogo e a atividade lúdica ligada a ele constitui-se como atividade principal, ou seja, atividade dominante na infância, condicionando asprincipais mudanças nos processos psíquicos da criança, Vigotski (2007) ressalta a importância da compreensão do caráter das necessidades que são suprimidos na ação do brincar para entendermos o brinquedo como uma forma de atividade, para ele o imaginário infantil é colocado nas representações que as crianças fazem do mundo em que estão inseridas. Desta maneira, a criança opera com significadoalienado numa situação real e o mundo imaginário infantil é o lugar onde as crianças fantasiam suas realidades e tornam possíveis os seus desejos e sonhos, no brinquedo. Nesse sentido, é uma situação imaginária, mas é compreensível somente se a considerarmos no contexto situação real que, de fato, tem acontecido. Por isso, o brinquedo, para este psicólogo, é muito mais a lembrança de alguma coisa...
tracking img