Historia do tocantins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Tocantins

1

História do Tocantins
A História do Tocantins começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios xingus e txucarramães.

Período colonial
Século XVI, dentro do contexto da política mercantilista que concentrava no comércio, o acúmulo de riquezas, e nas posses de colônias e metais preciosos, surge inerente àdescoberta (usaremos o termo chegada, visto que os índios já viviam aqui quando os Portugueses chegaram), do Brasil, o processo de ocupação do hoje conhecido estado do Tocantins. A fase pré-colonial cuja maior referência é a chegada dos colonizadores em 22 de abril de 1500, traz a luz fatos interessantes que permeiam o início do processo de colonização das regiões que deram origem ao estado. O Tratadode Tordesilhas, que dividia terras recentemente descobertas em meados de 1494, trairia o rei de Portugal, de forma que mais tarde por medo de perder seu mais novo território para outros países organizara sua primeira expedição comandada por Martin Afonso de Sousa, isso em 1530, já que suas chamadas expedições Guarda-costas, não apresentaram resultados contra os corsários e piratas quecontrabandeavam o Pau-brasil.

O açúcar - Pré Colonial
O Brasil, na época uma colônia, era administrado pela metrópole tanto politicamente quanto economicamente. Tudo era fornecido e/ou consumido pela corte e concidadãos metropolitanos, quer fossem metais preciosos ou produtos tropicais eram os tais quem os adquiriam. Portugal, no entanto, tinha planos de colonizar suas novas terras, e o processo deu-sepela costa, dando-se prioridade ao plantio da cana-de-açúcar, na época principal produto de exportação da coroa portuguesa. Mas esse ponto de vista deu aos também interessados na nova terra, oportunidade de ingressarem pelo interior do Brasil; franceses, ingleses e holandeses pela região nordeste, onde eles estabeleceriam colônias como base de suas futuras explorações. Não é preciso dizer que oclima tropical da nova terra, principalmente do nordeste, favoreceu o cultivo da cana que após transformada em açúcar tinha enorme aceitação no mercado europeu. Portugal lucraria muito com a produção no Brasil.

Capitanias Hereditárias
Divisões de faixas de terra feitas pela coroa a fim de organizar melhor o território, eram as Capitanias hereditárias que acabaram se tornando um grande fracasso,graças a distância da metrópole, e aos constantes ataques de índios e piratas. A salvo as de São Vicente e Pernambuco, com resultados que agradaram ao rei e comerciantes. Holandeses fixaram-se na região nordeste entre 1630 a 1654, sendo expulsos por Maurício de Nassau. Contudo o açúcar já estava decadente iniciando o processo de interiorização do Brasil.

Bandeiras
Com a conquista por parte deingleses, franceses e holandeses mais ao norte do Brasil, aliás foram os franceses quem descobriram o rio Tocantins ao encontrarem sua foz entre 1610 e 1613,.Para catequizar os nativos deixaram o padre capuchinho frances Yves d'Evreus.Na área hoje compreendida Maranhão,Pará,Tocantins e Amazonas e com a ajuda dos índios Tupinambás tiveram a pretensão de colonizar a amazônia,através do empreendimentoFrança Equinocial. Nessa época não havia nem a vila de Belém , nem as capitanias do Maranhão e Pará. Eles subiram o Rio Tocantins, pela foz ,foram aprendendo a língua e os hábitos dos indígenas da região,fundaram feitorias no Baixo e Médio Tocantins e Alto Araguaia. a corte não podendo ultrapassar o tratado de Tordesilhas, contratou secretamente

História do Tocantins expedições. As conhecidasBandeiras, que deram aos seus membros o nome de bandeirantes, eram na verdade expedições particulares, mercenários que em busca de riquezas, eram capazes das maiores aventuras no interior do Brasil. Em 1590 a primeira bandeira sob o comando de Antônio Macedo e Domingos Luís Grau partia de São Paulo e após três anos possivelmente chegou aos sertões de Goiás, no leste do Tocantins. Em 1690 surgem...
tracking img