Historia do tocantins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Conhecer a História do Tocantins é muito mais do que só saber sobre a sua criação. É também buscar entende-lo dentro do contexto da história geral do Brasil e, principalmente, nas suas particularidades, onde se configuram sua formação social, as formas de resistências e as buscas de alternativas da população diante das adversidades.
Esse trabalho visa apontar caminhos para acompreensão desses fatos. Nesse sentido apresenta a construção dessa história em dois momentos: no primeiro, o leitor tem acesso a uma síntese da história econômica e social do Antigo Norte de Goiás, até a segunda metade do século XX. Num segundo momento, o texto trata especificamente dos processos históricos que culminaram com a criação do Estado do Tocantins, até a implantação da capital, Palmas.Capítulo 1
História
A História do Tocantins se inicia antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios xingus e txucarramães.
1.1 Período Colonial
Século XVI, surge inerente à descoberta do Brasil e o processo de ocupação do hoje conhecido estado do Tocantins.
A fase pré-colonial sendo maior referência a chegada dos colonizadores em 22 deabril de 1500, traz fatos interessantes no início do processo de colonização das regiões que deram origem ao estado.
O Tratado de Tordesilhas dividia terras recentemente descobertas em meados de 1494, e pretendia trair o rei de Portugal, com medo de perder aquele novo território para outros países organizou a sua primeira expedição em 1530 comandada por Martin Afonso de Sousa.
1.2 OAçúcar - Pré Colonial
O Brasil, naquela época era uma colônia administrada pela metrópole tanto na política quanto na economia. Tudo as coisas eram fornecidos e consumidas pela corte e concidadãos metropolitanos, sendo metais preciosos ou produtos tropicais eram os “nobres” quem os adquiriam.
Portugal tinha planos de colonizar as novas terras descobertas, e o processo iniciou-se pela costa, dandoprioridade ao plantio da cana-de-açúcar, que naquela época era o principal produto de exportação portuguesa. Mas outros interessados nas novas terras tiveram a oportunidade de ingressarem pelo interior do Brasil; franceses, ingleses e holandeses pela região nordeste, onde eles estabeleceram colônias como base de suas futuras explorações. O clima tropical da nova terra, principalmente do nordeste,favoreceu o cultivo da cana, que depois de transformada em açúcar, era um produto valioso no mercado europeu.
Portugal lucrou muito com a produção de açúcar e de quebra povoou o Brasil.
1.3 Capitanias Hereditárias
As Capitanias hereditárias eram divisões de faixas de terra feitas pela coroa a fim de organizar melhor o território e acabaram se tornando um grande fracasso, por causa dadistância da metrópole, e aos freqüentes ataques de índios e piratas. A salvo as Capitanias Hereditárias de São Vicente e Pernambuco, deram resultados que agradaram ao rei e os comerciantes.
Holandeses fixaram-se na região nordeste entre 1630 a 1654, mas foram expulsos por Maurício de Nassau. Contudo o açúcar já estava decadente iniciando o processo de interiorização do Brasil.
1.4 Os BandeirasOs franceses descobriram o rio Tocantins ao encontrarem sua foz entre 1610 e 1613 e para catequizar os nativos, deixaram o padre Francês Yves d'Evreus Na região que hoje é compreendida Maranhão, Pará, Tocantins e Amazonas. Com a ajuda dos índios Tupinambás tiveram a intenção de colonizar a Amazônia, através do empreendimento França Equinocial. Eles subiram o Rio Tocantins, pela foz, aprenderam alíngua e os hábitos dos indígenas, fundaram feitorias no Baixo e Médio Tocantins e Alto Araguaia. A corte Portuguesa não podia ultrapassar o tratado de Tordesilhas, então contrataram secretamente expedições conhecidas como Bandeiras.
Sob o comando de Antônio Macedo e Domingos Luís Grau em 1590 a primeira bandeira partia de São Paulo e depois de três anos chegaram aos sertões de Goiás, no leste...
tracking img