Historia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para discutirmos sobre o problema do lixo nas grandes cidades, precisamos primeiro saber o significado de lixo. Lixo é todo material considerado sem utilidade, inútil e supérfluo, gerado pelaatividade humana e que deve ser descartado ou eliminado.
No mundo tecnológico de hoje, era dos descartáveis, o problema do lixo nas grandes cidades atingiu proporções assustadoras, tanto pelo aumento dapopulação nos grandes centros urbanos, como pela grande produção de lixo industrial, nuclear e hospitalar. A produção em alta escala e o consumo exagerado, acarretam problemas ambientais já nãosuportados pelo ecossistema. Mas então, pra onde vai todo o lixo?
São alguns os locais de disposição final do lixo ou de tratamento do mesmo. Dentre eles os mais comuns são os aterros sanitários, os lixões,a compostagem e a reciclagem.
Os aterros sanitários são considerados como solução prática e “barata” para o fim dos resíduos urbanos e industriais, pois depois do esgotamento do mesmo, as áreas podemser descontaminadas e utilizadas para outros fins. O problema é que são precisas grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado, e necessita uma impermeabilização e uma operação adequada, pois podevirar um fator de poluição.
O lixão é uma forma inapropriada de disposição final do lixo, pois é a simples descarga do lixo no solo, sem proteção ao meio ambiente e à saúde pública, além de nãohaver nenhum controle do tipo de dejeto depositado.
A compostagem é um tratamento aeróbico, através do qual a matéria orgânica é transformada em adubo.
A reciclagem é o melhor fim dado ao lixo emrelação ao meio ambiente, pois se trata do processo de reutilização do mesmo e diminui a quantidade de lixo enviado para os lixões e aterros. Esse método pode gerar emprego e renda porem não é muitoeconomicamente interessante, por isso é pouco praticada, além de que, certos resíduos não podem ser reciclados.
Um fator importante, esta na consciência da população, que por falta de informação, ou por...
tracking img