Analise filme terapia do amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERPRETAÇÃO ANALÍTICA DO FILME TERAPIA DO AMOR

[pic] December 9th, 2010 [pic] cdpsi
[pic]Este é um filme super divertido. Fiz este trabalho para ilustrar a dinâmica do casal imaturo que centraliza o enredo. Além disso, para ficar mais engraçado, existe a mãe do rapaz que é simbiotizadora e analista da moça.
A Terapeuta Liza é judia, e atende Rafaela, (Rafi) que se divorcia de Francis,queixando-se que ele assinou o divorcio muito rápido. Desejava ter um filho. Por isso seu inconsciente vai atrair um rapaz 14 anos mais jovem. Para ter um filho para cuidar.  Liza aconselha a focar-se no presente. Rafi aceita apesar de demonstrar ansiedade.

Dave Bloomberg gosta de pintar, talentoso, faz quadros realistas conhece Rafaela na entrada de um cinema. Conversam no corredor e flertamentre si. Dave resolve ligar para Rafi, mas está inseguro. Ao falar no telefone a avó grita se Dave quer um sanduíche, e Dave fica constrangido. Dave mora com os avós; os pais e a irmã estão sempre presentes e o tratam como uma criança. Dave aceita este tratamento por ser cômodo, ao invés de assumir sua idade e sua capacidade artística e morar por sua conta. Sua família tem configuração aglutinada.O que vai fazê-lo atrair uma mulher mais velha que cuide dele.

Dave saiu para jantar com Rafi e denigre sua própria origem judaica. Rafi confessa ter 37 anos e Dave constrangido declara ter 23 anos. Rafi se constrange e o chama de criança. Foram a um parque se beijaram.

Dave conta que sua família não bebe, tem uma família tradicional, mas sempre inicia as frases com “minha mãe disse…” comosendo a única coisa que possui e Rafi o ensina a parar de falar deste modo.

Na terapia Liza indaga sobre a felicidade de Rafi. Disse que se divorciou há uma semana e que Dave só tem 27 anos mentindo para terapeuta. Pedindo para ser repreendida. Mas, Liza apenas aprova e diz que isso é bom. Inclusive que deve aproveitar a vida.

Dave ao conversar com sua mãe, (que é a terapeuta que disse àRafi que deveria aproveitar a vida),  é bombardeado por culpa pelo fato da namorada não ser judia, que vai morrer e ser enterrada em Israel, demonstrando todas expectativas da mãe que determinam um ideal de ego para o filho que conflitua com a realidade.

Dave esta num movimento positivo de libertação desta mãe intrusiva, controladora e manipuladora. A mãe se despede com um “eu te amo” e eleresponde “eu te amo”.

No jantar do shabat (sábado judaico) todos se metem no assunto de todos. A mãe pergunta por que fazer isso, arranjar problemas em ter uma namorada não judia. Dave a tranqüiliza dizendo que vai casar com uma judia. A mãe continua manipulando dizendo que a religião é suprema e ao perguntar a idade, Dave mente dizendo que ela tem 27. Liza se escandaliza e diz que nunca vaiconhecer a moça.

Dave vai visitar Rafi, uma mulher independente financeiramente, que mora sozinha, é culta e ouve jazz. Rafi está carente pela separação e Dave sente a segurança pela maturidade idealizada de Rafi, por ser simbiotizado pela mãe ele torna-se dependente de um suporte de mãe, apesar de aparentar uma autoconfiança que não existe.

Liza e o marido comentam a Dave que os avós também seescandalizariam.

O namoro esquenta. Dave e Rafi têm sua primeira relação sexual.

Na sessão Rafi se engana e confessa que Dave tem 23 anos, e é pintor. Dave, porém vive dizendo que é apenas um hobby. Liza já começa a desconfiar de que esta falando de seu filho.

É um começo de relacionamento, onde cada um demonstra apenas um falso self, como um marketing pessoal. Para Dave, Rafi é o seumodelo, por ser independente e é seu objetivo e ideal, sendo uma paixão narcísica pelo seu ideal de ego, além de ser regredido e realizar a busca por sua mãe mantendo a sua dependência emocional apesar de querer a independência. Isso reflete uma inundação de libido narcisista e Rafi é elevada ao posto de ideal não atingido. Sua identidade resplandece diante do espectro refletido de uma companhia...
tracking img