Historia do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução dos Computadores

Ao longo da História

Introdução

O objetivo deste artigo e demonstra a Evolução do Computador ao longo da historia, a evolução passo a passo de maquinas enorme a aparelhos que cabe na palma da mão, notara que o melhoramento do computador mudou da água par a o vinho.

Computadores já chegaram a pesar 30 toneladas e custar dois milhões de dólares, Não é segredoque o seu computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar a onde está e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada, no início da década de 1950 já existiam computadores não se parecianem um pouco com o que temos hoje, mas já realizavam alguns cálculos complexos em pouquíssimo tempo. Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos.

Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio códigoe, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.

Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos, elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvulaacesa ou apagada representava uma instrução à máquina. As gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção.

Foi então que os transistores criados em 1947 pela empresa Bell Laboratório passaram a integrar os painéis das máquinas de computar, os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como Silício, os materiais utilizados até hoje emplacas e outros componentes, extraídos da areia abundante.

Existia uma série de vantagens dos transistores em relação às válvulas, para começar as dimensões desses componentes eram bastante reduzidas, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira geração, além disso, os novos computadores também surgiram mais econômicos, tanto em questões de consumoenergético, quanto em preços de peças. Para os comandos desses computadores, as linguagens de máquina foram substituídas por linguagem Assembly.

Esse tipo de programação é utilizado até hoje, mas em vez de ser utilizado para softwares ou sistemas operacionais, as fábricas de componentes de hardware trabalha com instruções mais diretas no próprio hardware.

Anúncios Google

Em vez das 30toneladas do ENIAC, o IBM 7094 versão de maior sucesso dessa segunda geração de computadores pesava apenas 890 Kg, e por mais que pareça pouco, essa mesma máquina ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas os computadores dessa segunda geração foram inicialmente desenvolvidos para serem utilizados como mecanismos de controle em usinas nucleares, um modelo similar pode ser visto no desenho "OsSimpsons", mais especificamente no posto de trabalho de Homer, técnico de segurança na Usina Nuclear.

O emprego de materiais de silício chamado de semicondutor, Esse novo componente garantiu aumentos significativos na velocidade e eficiência dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em períodos de tempo mais curtos.

Com a terceira geração dos computadores, surgiram tambémos teclados para digitação de comandos. Monitores também permitiam a visualização de sistemas operacionais muito primitivos, ainda completamente distantes dos sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos atualmente, Apesar das facilidades trazidas pelos semicondutores, os computadores dessa geração não foram reduzidos, sendo que um dos modelos de mais sucesso (o IBM 360, que vendeu mais de 30...
tracking img