Historia do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um computador?
No dicionário encontramos: " Computador, s.m. - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos electrónicos que efectua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida. " Os irónicos dizem: " Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta. " Também podemosdizer: " Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado. "

Complicado? Vamos estudar a história da criação do computador e poderemos ter a nossa própria definição sobre o computador...
Primeiras Máquinas de Calcular
A história do computador, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem seu início hámuito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras e gravetos, já não eram suficientes para fazer cálculos...
Então foi criado, há aproximadamente 5.000 a.C., um aparelho muito simples (fig. 1) formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia.
Cerca de 200a.C., o Ábaco era constituído por uma moldura rectangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes.
O próximo passo na história dos computadores (ano de 1642), ocorreu quando um francês de 18 anos de nome Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar: PASCALINA (fig. 2), a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursoradas calculadoras mecânicas.
Por volta de 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina (fig 3), que efectuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora directa das calculadoras manuais.
Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las.
Noinício do século XIX, mais especificamente em 1822, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Charles Babbage uma máquina diferencial que permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmos, utilizando os cartões de Jacquard. Já em 1834, desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em uma memória (de até1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados.

Porém, sua máquina só pode ser concluída anos após a sua morte, tornando-se a base para a estrutura dos computadores actuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado como o " Pai do Computador ".

O Início da Era da Computação
Já no ano de 1890, época do censo dos EUA, Hermann Hollerith percebeu que só conseguiria terminar deapurar os dados do censo quando já seria o tempo de se efectuar novo censo (1900). Então aperfeiçoou os cartões perfurados (aqueles utilizados por Jacquard) e inventou máquinas (fig. 6) para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.
Em função dos resultados obtidos, Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC - Tabulation Machine Company,vindo esta a se associar, em 1914 com duas outras pequenas empresas, formando a Computing Tabulation Recording Company vindo a se tornar, em 1924, a tão conhecida IBM - Internacional Business Machine.
Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, sendo que o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a moderna era do computador. Em 1936, Allan Turingpublica um artigo sobre " Números Computáveis " e Claude Shannon demonstra numa tese a conexão entre lógica simbólica e circuitos eléctricos. Em 1937, George Stibitz constrói em sua mesa de cozinha um " Contador Binário ".

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de se projectar máquinas capazes de executar cálculos balísticos com rapidez e precisão para serem utilizadas na...
tracking img