Historia de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é adoção de crianças e adolescentes?
A palavra adotar vem do latim adoptare, que significa escolher, perfilhar, dar o seu nome a, optar, ajuntar, escolher, desejar. Do ponto de vista jurídico, a adoção é um procedimento legal que consiste em transferir todos os direitos e deveres de pais biológicos para uma família substituta.
Quem pode ser adotado?
Crianças e adolescentescom até 18 anos à data do pedido de adoção, cujos pais forem falecidos ou desconhecidos, tiverem sido destituídos do poder familiar ou concordarem com a adoção de seu filho. Maiores de 18 anos também podem ser adotados, mas nesse caso de acordo com o novo Código Civil, a adoção depende da assistência do Poder Público.
Larissa _______________________//________________________
Quem podese candidatar a adotar uma criança ou adolescente?
Homens e mulheres, não importa o estado civil, desde que sejam maiores de 18 anos de idade, sejam 16 anos mais velhos do que o adotado e ofereçam um ambiente familiar considerado adequado. Essa avaliação é feita por psicólogos e assistentes sociais indicados pela Justiça.
Quem não pode adotar
Menores de 18 anos. Os avós ou irmãos dacriança pretendida. Nesse caso, cabe um pedido de guarda ou tutela, que deverá ser ajuizado na Vara de Família da cidade onde residem. O tutor não pode adotar tutelado.
Quem quer?
O Cadastro Nacional de Adoção (CNA é uma ferramenta criada para ajudar juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção. Tem o objetivo de agilizar os processos de adoção por meio domapeamento de informações unificadas.) registrou, até o início de março, 26.735 pretendentes à adoção no Brasil e 4.578 crianças e adolescentes aptas a serem adotadas.
O cadastro do CNJ revelou que o perfil exigido pelos pretendentes continua a ser o grande entrave para a adoção dessas crianças.
A maioria desses pretendentes (39,2%) quer crianças da raça branca e com idades de até 3anos (78,65% dos pretendentes). Do total de crianças e adolescentes aptas à adoção no país, 35,21% são brancas. As estatísticas ainda revelam que 45,76% das crianças cadastradas são pardas, 17,85% são negras, 0,76% são indígenas e 0,42% são da raça amarela.
E a maioria dos candidatos (85,72%) quer só uma criança,71,89% possuem irmãos, mas nem todos têm esses irmãos também cadastrados no CNA.Helen_________________________//______________________________
Critérios, requisitos e tempo para a adoção legal?
O primeiro passo de uma adoção legal é se dirigir ao Fórum de sua cidade ou região, com o seu RG e com um comprovante de residência, onde receberá informações iniciais a respeito dos documentos necessários para dar continuidade ao processo. Deve-se cumprir os requisitos de ser maioresde 18 anos de idade, ser 16 anos mais velhos do que o adotado e ofereçam um ambiente familiar considerado adequado. Após análise e aprovação dos documentos, entrevistas serão realizadas com a equipe técnica das varas da Infância e da Juventude, que consiste de profissionais da área da psicologia e do serviço social. As entrevistas visam conhecer as reais motivações e expectativas dos candidatos àadoção, buscam, por meio de uma cuidadosa análise, se o pretendente à adoção pode vir a receber uma criança na condição de filho. Uma das partes das entrevistas com os profissionais da vara de infância são as perguntas de preferência em relação a criança ou adolescente: faixa etária, etnia, sexo.
Gabi ____________________//____________________
A etapa mais longa da adoção é aprovaçãodos pretensos adotantes onde segue uma analise do caso a promotoria, que estabelecerá se o individuo está habilitado ou não para adoção. Com o certificado, você entrará automaticamente na fila de adoção nacional e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Quando se encontra a criança que preencha seus requisitos você é chamado para conhecê-la. Se quiser, já pode levá-la para...
tracking img