Historia de Jeans jacques Rousseau e Pestalozzi

806 palavras 4 páginas
Historia da Educação e da Pedagogia Profª Maria Amália - Faculdade Bilac

Historia de Jeans jacques Rousseau (1712 – 1778)
Nasceu em 28 de junho de 1712 em Genebra na Suíça. Sua mãe Suzanne
Bernard morreu poucos dias depois de seu nascimento, ficando na responsabilidade de seu pai Isaac Rousseau, que os sustentavam trabalhando como relojoeiro. Em sua infância Jean desenvolveu o interesse pela literatura e a musica, se mudando ainda jovem para a província francesa de Savoy, aonde viveu com a baronesa Louise durante sua juventude, até que aos trinta vai para Paris, França, aonde começou a dar aula como professor de musica, teve contato com a elite intelectual (Iluminista) da cidade e publicou seus livros, que foram considerados uma afronta aos costumes morais e religiosos da época.
Entre eles:
Discurso sobre a origem da Desigualdade entre os Homens, em que Jean cita as bases do processo gerador de desigualdade social e moral entre os seres humanos, iniciando o pensamento que toda desigualdade vem da noção de propriedade particular criado pelo homem e o sentimento de insegurança com relação aos demais. Neste mesmo livro ele expressa a idéia que o homem primitivo deveria ser menos organizado, interagindo apenas quando houvesse a necessidade de proteção, procriação e alimentação, voltando a isolar se até que uma nova necessidade surgisse.
O contrato Social (Du contrat social”) aonde Rousseau defende a idéia que o ser humano naturalmente nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Afirma também que vivemos um acordo social, na qual as pessoas vivem em sociedade, autorizam uma prerrogativa (Autoridade) ao estado, que em troca o concede amparo e organização.
Em 1762, Rousseau, idealizou um novo modelo educacional para época em outra de suas importantes obras, Émilio, ou da educação, que ilustra um contrato pedagógico, em que vê a infância como uma forma particular de ser humano diferente do adulto, restringindo as crianças dos constrangimentos dos

Relacionados

  • u767hy
    18226 palavras | 73 páginas
  • KARL POPPER
    100601 palavras | 403 páginas
  • Karl Popper
    95664 palavras | 383 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas