Historia de henry ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. História de Henry Ford.

Henry Ford (1863-1947) nasceu em Detroit, nos Estados Unidos, onde viveu e morreu, filho do imigrante Willian Ford e Mary Litogot.
Aos doze anos de idade Henry Ford já passava a maior parte do seu tempo livre numa pequena oficina montada por ele mesmo onde construiu seu primeiro motor a vapor.
Foi aprendiz de mecânico, trabalhando na oficina de James Flower, edepois na fábrica Detroit Dry Dock. Acabou especializando-se em relojoaria chegando inclusive a elaborar planos para a fabricação de relógios baratos em longa escala tão logo terminou seu aprendizado transferiu-se para Wostinghouse, onde permaneceu até 1881.
Em 1881 conseguiu um emprego na Edison Iluminating company tornando-se engenheiro chefe em menos de dois anos.
Casou-se com Clara Bryant em1888,com quem teve um único filho nascido em 1893, Edsel Bryant Ford.
No mesmo ano de 1893 começou a careira como construtor de automóveis, quando conseguiu construir um pequeno motor a gasolina que testou na pia de cozinha de sua casa juntamente com sua esposa Clara.
No ano de 1896, nasceu o Quadriciclo, o 1° automóvel Ford da história montado sobre chassi com quatro rodas de bicicleta e com ummotor a gasolina de dois cilindros e quatro HP, construído pelo próprio Henry, para testar sua invenção pelas ruas ele teve que quebrar as paredes de sua própria garagem, pois o veiculo não passava pela porta de sua garagem.

Figura [ 1 ] Modelo de Quadriciclo
Ford fundou em 1889 a Detroit Automobile Company empresa que faliu um ano e meio depois de iniciar suas operações.
Com sede emDearbom,Michigan, um subúrbio de Detroit, a montadora Ford Motor Company foi fundada por Henry Ford em 1903.O original Ford Modelo A foi o primeiro carro construído pela Ford Motor Company e iniciou a sua produção no mesmo ano de fundação da montadora.

Figura [ 2 ] Modelo Ford A
Lançado em 1908 o Ford Modelo T, conhecido no Brasil como Ford Bigode, nasceu como um automóvel impar, chegava a 40milhas por hora, fazia em média 8km por litro, tinha motor de 4 cilindros e20 hp, com válvulas laterais e transmissão com duas velocidades.A partir da construção desde modelo foi que Henry pode introduzir suas ideias revolucionárias.

Figura [ 3 ] Modelo Ford T
Em 1913, já fabricava 800 automóveis por dia. Em 1914, estabeleceu o salário-mínimo de 5 dólares por dia de 8 horas, quando, na maioriados países, a jornada era de 10 a 12 horas, com salários menores.Em 1915, saiu das suas fábricas um milhão de carros.
Em 1917 foi apresentado o Modelo TT, o 1° caminhão da Ford.

Figura [ 4 ] Modelo Ford TT
Por volta de 1926 com o enfraquecimento do Ford Modelo T, Henry desenvolveu um novo modelo de automóvel, e contou com a ajuda de técnicos especializados na produção do chassi, motor,mecânica e outras necessidades, deixando a parte da carroceria por conta de seu Edsel,o que foi produzido Foi o Ford Modelo A introduzido no mercado em dezembro de 1927.

Figura [ 5 ] Ford Modelo A 1927
Henry Ford faleceu no dia 7 de abril de 1947.
2. Produção em Massa.
Henry Ford não foi quem criou, mas foi quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que é afabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade através de: peças padronizadas e trabalhador especificado.
Peças padronizadas: utilização do sistema de calibragem para todas as peças em todo o processo de manufatura, dando origem ao controle de qualidade. Exemplo: seu motor de quatro cilindros era fundido em uma única peça ao passo que seus concorrentes fundiam os quatro cilindrosseparadamente para depois juntá-los.
Especialização do trabalhador: produção massificada, o produto é dividido em etapas e o processo de fabricá-lo é dividido em etapas. Cada etapa do processo produtivo corresponde a uma parte do produto. Cada pessoa e cada grupo de pessoa num sistema de produção em massa tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. As especializações do...
tracking img