Historia de goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GOIÁS DENTRO DO SISTEMA COLONIAL

No contexto histórico, desde a descoberta das minas, Goiás pertencia à capitania de São Paulo. As insatisfações administrativas existiam, foram câmaras que se manifestaram em primeira linha contra os Capitães Generais, representantes diretos da metrópole. Também havia o descaso como os problemas goianos, principalmente após a decadência da mineração, levaram aalgumas revoltas neste período.
Em 1821, ocorreu no norte de Goiás o primeiro movimento separatista, comandado pelo padre Luiz Bartolomeu Marques, que estabeleceu um governo provisório na província de Cavalcante (tal insurreição foi reprimida por D. Pedro I). Esse movimento foi fruto da insatisfação gerada pelos poucos descontentes com governo central no norte do Estado. Apesar de o movimentoseparatista do norte de Goiás ter fracassado, continuou vivo o ideal até a criação do Estado do Tocantins, em 1988. Mas esses movimentos não eram ricos em sentimentos nacionalistas, era do clero que se sentia lesados em seus interesses.
As conspirações foram denunciadas e seus principais implicados receberam como castigo deportação para além de 50 léguas da capital de Goiás. Os grupos locais, comdiferentes ideias e com os mesmos objetivos - o poder entrou novamente em choque. Houve até mesmo quem falasse em ideal republicano. No entanto, a situação foi dominada por conchavos políticos entre famílias ricas e influentes de Goiás e Meia Ponte, sempre coerentes com a ordem constituída, desde que ela lhes oferecesse a direção da futura Província.
Após vários choques administrativos, Goiásconseguiu sua independência noo dia 9 de maio de 1748 realizada por D. João V(que passou a ser valida em 1749), influenciado pela Guerra dos Emboabas (1708-1709), tendo como primeiro governador, enviado de São Paulo, D. Marcos de Noronha “Conde dos Arcos”, ex-governador de Pernambuco. O Governador era responsável pela administração, pela aplicação das leis e pelo comando e exército. A justiçaficava a cargo do Ouvidor e a arrecadação dos impostos sob responsabilidade do Intendente.
As primeiras medidas de Marcos de Noronha foram:
← Restrição para conter despesas das jazidas que estavam em decadência;
← Substituição da capitação pelo quinto, cobrados nas novas casas de fundição construídas em Vila Boa e São Felix.
Alem disso, como forma de combater o contrabando, também expulsouos ourives de Vila Boa.
Os sucessores de D. Marcos de Noronha, tanto José Xavier Botelho Távora quanto João Manuel de Melo, pouco fizeram para melhorar a situação da capitania. Este último tentou, sem sucesso, ativar a navegação dos rios Araguaia e Tocantins. José de Almeida Vasconcelos, o barão de Mossamedes, assumiu o governo em 1722 e preocupou-se em estimular o desenvolvimento de outrasatividades na capitania, tais como a agricultura e a pecuária. Mais tarde, governou Luis da Cunha Meneses, que conseguiu abrir a navegação do Araguaia, melhorando, ainda que pouco, a comunicação de Goiás com outras capitanias.
A decadência da mineração refletiu-se no esvaziamento dos núcleos urbanos, dispersando a população, parte dela retornando para as capitanias de origem, para o litoral, ondeera mais fácil garantir os meios de sobrevivência. Os que ficavam tinham alternativa de tentar a sorte em busca de novas jazidas ou em outras atividades, sendo que cresciam rapidamente em importância a agricultura e a pecuária, qe também atraiam interessados de outras regiões. Com a pecuária, novos arraiais surgiram, entre eles (Curralinho) hoje Itaberaí, Campo Alegre (pouso de tropeiros –Osvendeiros de beira de estrada forneciam provisões e pouso para os tropeiros. Muitos arraiais se formavam em torno desses estabelecimentos), Ipameri, Catalão, Posse, Porto Real e outros.
Até 1809, havia em Goiás apenas ouvidora (Ouvidor: no período colonial, o juiz posto pelos donatários ou antigo magistrado com as funções do atual juiz), ou seja, uma comarca. Somente desse ano em diante é que...
tracking img