Historia de dourados-ms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
TURISMO COM ÊNFASE EM AMBIENTES NATURAIS

DENISA APARECIDA AYALA
MARA RÚBIA FONSECA DO NASCIMENTO
VANESSA DA SILVA GAMARRA

HISTÓRIA DE DOURADOS

Dourados – MS
2010

DENISA APARECIDA AYALA
MARA RÚBIA FONSECA DO NASCIMENTO
VANESSA DA SILVA GAMARRA

HISTÓRIA DE DOURADOS

Trabalho apresentado àdisciplina de Turismo e Patrimônios, do 2º ano matutino do Curso de Turismo com ênfase em ambientes naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Professora: Camila Lara

Dourados – MS
2010
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade mostrar um pouco da história da cidade de Dourados, como surgiu e o que foi feito até os dias de hoje. São João Batista de Dourados, hoje atualDourados, foi fundada no século XIX. Era habitada por gaúchos, paraguaios e índios da tribo caiuás. Em 1910, Marcelino Pires, proprietário da fazenda Alvorada, doou uma gleba junto ao povoado para a criação de um patrimônio, cuja área escolhida, havia tombado o tenente Antônio João Ribeiro, herói da guerra do Paraguai. Foi elevada a distrito pela lei 658, de 15.06.1914 e o município criado pelodecreto 30, de 20.12.1925.
Comemora-se dia 20 de dezembro, o aniversario da cidade.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é compartilhar um pouco da história de dourados e mostrar o que esta cidade tem a oferecer, tanto para os moradores, quanto para os visitantes. Propiciando beleza, lazer e entretenimento a ambos.

JUSTIFICATIVA

É importante para a população douradense saberum pouco mais de onde mora e vive, possibilitando o resgate da história e dos acontecimentos passados que foram muito importantes para o desenvolvimento de Dourados

METODOLOGIA

A postura epistemológica desse trabalho apresenta uma abordagem qualitativa. O trabalho é qualitativo porque precisa de postura do pesquisador, estratégias de coleta de dados, estudo de caso, papel do sujeito,aplicabilidade e uso dos resultados da pesquisa.
Para Dencker (1998, p. 107) “A pesquisa qualitativa, é adequada para se obter um conhecimento mais profundo de casos específicos, porém não permite a generalização em termos de probabilidade de ocorrências.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Antes do advento do colonizador branco, as terras que hoje pertencem ao município de Dourados eramhabitadas pelas tribos Terena e Kaiwa, cujos descendentes ainda podem ser encontrado em aldeia indígena, localizada ao lado perímetro urbano de Dourados. Através do decreto nº 401 de 03/09/1915, o Presidente do estado de MS reserva um lote de terras de 3.600 há. Para colônia indígena de dourados. Em 1925, foi fundado o posto indígena de Dourados, quando o inspetor do serviço de proteção ao índio, MajorNicolau horta Barbosa, começou a demarcar esta área. Até então, os grupos indígenas do Sul de Mato Grosso viviam dispersos.
Os índios eram utilizados como mão - de- obra na extração da erva mate, desde que a companhia mate laranjeira iniciou a exploração deste produto como fins de mercado, em 1883. Com o termino da Guerra do Paraguai (1870), deu-se inicio a um povoamento mais efetivo naregião. A estrutura era patriarcal. A vida urbana era quase constituída de famílias. São casas esparsas de famílias que já manifestavam a necessidade de organizar o espaço urbano. Estas famílias se destacavam de várias formas: participando da política local e regional; integrando comissões para construção de igrejas; lutando por escolas; abrindo casas comerciais ou mesmo trabalhando na terra. Todos estesserviços convergiram no sentido de criar situação para que dourados pudesse se emancipar de Ponta Porã.
Apesar de Dourados já ter sido percorrida pelos espanhóis e pelos bandeirantes em busca de riquezas naturais, seu povoamento efetuou-se, pela fixação de ex-cobatentes; pela vinda de gaúchos, fugitivos na sua maioria, das conseqüências da revolução federalista, ocorrida no Rio Grande do...
tracking img