Historia das olimpiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ario Covas 2007
Roteiro de Apresentação do Trabalho

Identificação
Título: Ambiente Online de Pagamentos de Tributos de IPVA, Licenciamento Eletrônico, Multas de Trânsito e Seguro Obrigatório.
Nome da(s) instituição(ões) envolvida(s): PRODESP, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, FEBRABAN, FENASEG e DETRAN
Nome do responsável pela inscrição e dos integrantes da equipe:
MarcosTadeu Yazaki
Oswaldo Jaime da Costa
Ruggero Ruggieri,
Mauricio Hiroki Chigashi,
Márcia Regina Martines,
Araci Yassuko Yshikawa Hirat
Izilda Cristina F. de Faria
Ideval Boralli
Vera Lice Invenção Silva
Virgilio dos Reis Magalhães
Eduardo A. C. F. Santos
Donizetti Bachega
Marcos Pellegrini Junior
Categoria: Tecnologia de Informação e Comunicação
Problema enfrentado ou oportunidadepercebida e solução adotada
A necessidade de implantação de um sistema em tempo real com confiabilidade para pagamentos de tributos da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo ( SEFAZ ) no caso IPVA e Licenciamento de veículos entre outros para centralizar as operações numa base de dados única foi o gerador de um Projeto ousado que em parceria com a FEBRABAN ( Federação Brasileira dos Bancos )como órgão recebedor de tributos e com o apoio da Prodesp como empresa de TI a serviço do estado efetivou-se o Projeto IPVA online em Janeiro de 2007.
Esta inovação online de pagamentos de arrecadação mostrou uma nova forma de arrecadação de tributos entre o Governo do Estado de São Paulo e Bancos.
Antes da implantação do projeto de arrecadação online, os débitos dos tributos eram consolidados emuma única base de dados em mídia de cartucho e cada Instituição Financeira retirava os seus dados na PRODESP, para posterior carga em suas bases de dados local. Este procedimento antigo era executado duas vezes por semana.
Figura 1 – Fluxo antigo de informação
Esta forma antiga de trabalho trazia grandes prejuízos para os contribuintes paulistas. Estes prejuízos eram sensíveis para a populaçãoem modo geral, pois havia momentos em que os arquivos ficavam à disposição das Instituições Financeiras, mas alguns Bancos não conseguiam retirar em tempo as informações e consequentemente não atualizavam as bases de dados locais nos Bancos. As informações poderiam ficar defasadas entre os próprios Bancos. Existia também a possibilidade de não saber se as bases de dados estavam atualizadas em seussítios. Outro fator negativo nesta sistemática antiga de cobrança era com relação às informações de prestações de contas, entre Banco e Governo. O Governo não tinha como mensurar ou averiguar quais contribuintes pagavam os seus tributos, pois as informações estavam diretamente com os Bancos. O Governo passava a ser um agente passivo das informações.
Outro fator negativo era na cobrança dastaxas de prestação de serviço em que os Bancos cobravam da Secretaria da Fazenda, um valor para cada serviço prestado por registro.
Um dos motivos que favoreceu o apoio dos Bancos foi o fato de que as Bases de Dados distribuídas e não interligadas entre os Bancos possibilitavam o pagamento em duplicidade pelos contribuintes desavisados. Estas duplicidades geravam restituições automáticas para oGoverno e controles de averiguação.
Todos os fatores diagnosticados acima motivaram a realização do projeto online de cobrança de tributos de IPVA, Multas de Trânsito, Seguro Obrigatório e licenciamento eletrônico.

Quantidade de Veículos no Estado de São Paulo
16 milhões
Quadro 1 – Quantidades
Após estudos de avaliação chegou-se a conclusão da necessidade de implantação de uma novasistemática de cobrança destes tributos. O projeto teve o seu inicio em 2005 com a definição de qual modelo a PRODESP e a Secretaria da Fazenda deveriam trabalhar na cobrança online dos pagamentos utilizando uma única base de dados centralizada no governo de estado instalada na Prodesp onde os Bancos teriam acesso.
Os estudos apontavam numa sistemática de trocas de mensagerias por causa da customização...
tracking img