Historia das coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base no filme "A história das coisas",apresentado em classe, responda às seguintes questões:

1) Quais são as etapas do sistema produtivo atual?
Extração, Produção, Distribuição,Consumo e Tratamento do lixo.

2) Porque o sistema linear de produção é incompatível com o uso de recursos que são finitos?
Porque o mundo inteiro tem extraído os recursos naturais,principalmente os países desenvovidos, vivemos uma era de consumismo, exigindo que a cada dia se extraia mais para produzir a infinidade de coisas que desejamos sempre. Mas todas as coisas gerada peloconsumismo chegam a um ponto que não serão mais usados, e o que era um recurso disponível na natureza acaba problemas, e tudo isso em muitos dos casos não tem um tratamento adequado.
3) Como o filmeaborda a situação atual da disponibilidade dos recursos naturais?
O filme chama a atenção sobre a rápida redução dos recursos naturais do planeta, a autora cita números instigantes alegando que osEUA, com apenas 5% da população mundial é responsável pelo uso de 30% dos recursos existente no planeta terra. Os recursos do planeta, não são infinitos, por isso estamos bem próximos de atingir umlimite! A questão toda é que esse processo apresenta um sistema linear. A natureza, entretanto, não é um sistema linear – e sim cíclico.

4) Como o sistema produtivo consegue manter os produtos comvalores tão reduzidos?
As grandes corporações extraem os recursos naturais em todo o mundo, a retirada desses recursos acaba com os meios de subsistência das pessoas que habitavam as áreasexploradas e que são obrigadas a se retirar atrás de oportunidades de emprego, indo para as cidades estas acabam servindo a essas mesmas empresas como exercito de reserva. A conseqüência é uma multidão depessoas disposta a trabalhar por condições mínimas e pequenos salários.

5) O que é uma externalidade e como se aplica na composição dos custos dos produtos no sistema econômico atual?...
tracking img