Historia da republica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Presidente da República é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. Uma vez que o sistema constitucional brasileiro optou pelo presidencialismo, o presidente da República escolhe livremente seus auxiliares diretos, os ministros de Estado, sem haver nenhuma interferência por parte do parlamento, que no caso brasileiro, é o Congresso Nacional do Brasil. Deacordo com a revista americana “Newsweek”, o ocupante do cargo é considerado como a pessoa mais poderosa da América Latina, devido ao status de potência regional do Brasil.
O Brasil é uma república federativa presidencialista desde 15 de novembro de 1889, quando um golpe militar comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao Império do Brasil, e, portanto, à monarquia constitucionalparlamentarista vigente, depondo o então imperador Dom Pedro II e proclamando a atual forma de governo. O presidencialismo foi introduzido pela primeira constituição republicana, a de 24 de fevereiro de 1891, que tomou como modelo as constituições dos Estados Unidos e da Argentina.

Primeiro Presidente

Marechal Deodoro da Fonseca foi o Primeiro presidente do país, governando de 25 de fevereiro de 1891a 23 de novembro de 1891. Foi um líder militar e recordista no movimento que derrubou o Imperador D.Pedro II colocando fim ao regime monárquico no Brasil.
A proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, com a instalação de um governo provisório, também comandado por Marechal Deodoro, entre 15 de novembro de 1889 e 24 de fevereiro de 1891. Depois de oficializada a primeiraconstituição da República, no dia 24 de fevereiro de 1891, Marechal Deodoro foi eleito presidente e Marechal Floriano Peixoto, vice-presidente. A vitória teve uma pequena diferença de votos: 129 contra 97 de Prudente de Morais.
Como presidente, o recordista promoveu medidas importantes para a nação, regulamentou o casamento civil, separou a igreja do estado, estabeleceu normas para o uso de símbolosnacionais como selos, hino, bandeira e armas. Durante seu mandato, a economia brasileira passou por uma grave crise conhecida por “encilhamento” (preparativos para a industrialização), que gerou uma onda de inflação, especulações e falências.
A decadência de seu governo veio através da disputa com a oposição e ficou mais tensa quando Deodoro fechou o Congresso e os militares da Marinha ameaçarambombardear a então capital do país, o Rio de Janeiro.
O presidente já não contava mais com o apoio político e sofria pressão para deixar o cargo. Assim, em 23 de novembro de 1891, Marechal Deodoro renunciou ao poder e se aposentou no exército brasileiro. Ele morreu no dia 23 de agosto de 1892, na cidade do Rio de Janeiro.

Presidente Atual

A atual presidente da República, desde 1º dejaneiro de 2011, é Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), eleita para seu primeiro mandato, que se encerrará em 31 de dezembro de 2014. Atualmente, a presidente utiliza o Palácio do Planalto como gabinete e reside no Palácio da Alvorada, tendo ainda a disposição a Granja do Torto, nos arredores de Brasília.
O vice-presidente da República é Michel Temer, o primeiro paulista a exercer este cargo. Aresidência oficial do vice-presidente é o Palácio do Jaburu, e seu escritório de trabalho fica em um edifício anexo ao Palácio do Planalto.

O Golpe da República

No Rio de Janeiro, os republicanos insistiram que o monarquista Marechal Deodoro da Fonseca, chefiasse o movimento revolucionário que substituiria a monarquia pela república. Depois de muita insistência dos revolucionários, Deodoroda Fonseca concordou em liderar o movimento militar.
O golpe militar, que estava previsto para 20 de novembro de 1889, teve de ser antecipado. No dia 14, os conspiradores divulgaram o boato de que o governo havia mandado prender Benjamin Constant Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca. Posteriormente confirmou-se que era mesmo boato. Assim, os revolucionários anteciparam o golpe de...
tracking img