Historia da nestle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A maior aspiração do farmacêutico alemão Henri Nestlé era solucionar o problema da desnutrição infantil. Por isso, investia todos os seus recursos na busca de uma formulação que reunisse alimentos básicos, como leite, açúcar e farinha de trigo, experimentando inúmeras composições. Seu objetivo era produzir uma farinha infantil que, preparada com água pura e quente, resultasse em um alimentosaboroso e de alto valor nutritivo. A base do produto, em sua opinião, deveria ser o bom leite suíço, concentrado à vácuo em latas hermeticamente fechadas, a fim de preservar o mesmo poder nutricional que apresentava in natura. Moendo uma torrada de pão de trigo, ele obteve um pó em forma de sêmola, que, misturado a outros ingredientes, segundo seus estudos e conhecimentos científicos, resultou em umproduto alimentício de alto valor nutritivo, o qual batizou em 1866 de Farinha Láctea Nestlé. Nessa época, por intermédio de um médico, ele tomou conhecimento de um bebê de duas semanas que não ingeria nenhum alimento e se tornava cada vez mais debilitado. Ele não hesitou: preparou um mingau de sua farinha e sugeriu que fosse dado à criança. Durante alguns dias, isso foi feito repetidamente, comsucesso: a criança acabou por se recuperar.

A notícia sobre a nova farinha infantil correu rapidamente pelas aldeias localizadas ao redor do Lago de Genebra e outras mães levaram seus filhos a Henri Nestlé. As crianças recebiam o mingau de farinha e se desenvolviam plenamente. Não demorou até que médicos e cientistas se interessassem pelo novo produto. A fama crescia, enquanto ele continuavapesquisando maneiras de melhorar ainda mais sua descoberta. Preocupado com os altos índices de mortalidade infantil causados em grande parte pelas intensas jornadas de trabalho que incluíam não só as mães mais também as crianças e comprometiam a higiene, a alimentação e a natalidade, Henri Nestlé iniciou a produção industrial em larga escala somente em 1867, com a fundação da Sociedade Henri Nestlé napequena cidade suíça de Vevey. À base de leite e farinha de cereais de grande valor nutritivo, o produto era uma resposta à necessidade de alternativa segura e nutritiva ao leite materno.

Para personificar o negócio, ele usou o brasão de sua família, que continha a figura de um ninho. O nome NESTLÉ, em alemão, significa “pequeno ninho”. Evocação de segurança, maternidade e afeição, natureza enutrição, família e tradição, este símbolo continua sendo o elemento principal da identidade corporativa da empresa. Nesta época, Henri cuidava então da tarefa de expandir seu negócio e aprimorar-se como empresário e comerciante. Durante o dia, instalava máquinas, treinava e supervisionava o pessoal. À noite, respondia às inúmeras consultas, já que mantinha correspondência regular comfarmacêuticos e comerciantes, para mostrar as vantagens de seu novo produto. A fábrica se desenvolveu, as máquinas funcionavam a pleno vapor, o número de empregados crescia constantemente e o processo impôs uma ampla divisão de trabalho e novos investimentos. A Farinha Láctea se revelou eficaz na alimentação das crianças nos primeiros meses de vida e, com o enorme sucesso, logo passou a ser exportado paraoutros países da Europa como Alemanha, França e Reino Unido.

A NESTLÉ abriu um escritório em Londres, em 1868, que nos cinco anos seguintes, controlou as exportações para a América do Sul e Austrália, vendendo, no ano de 1873, 50.000 caixas do produto na Europa, Estados Unidos, Argentina, México e para as Índias Neerlandesas. Em 1874 a empresa iniciou a produção de um de seus produtos de maiorsucesso, o leite condensado (Condensed Milk). No ano seguinte, aos 60 anos de idade, Henri Nestlé vendeu a empresa para Julian Monnerat, Pierre-Samuel Roussy e Gustave Marques, por um milhão de francos suíços, uma carruagem e um grupo de cavalos. Foi criada então a Société Anonyme Farine Lactté Henri Nestlé. Em 1898 a NESTLÉ comprou uma empresa norueguesa de leite condensado, sendo sua primeira...
tracking img