HISTORIA DA MEDICNA LEAL

1296 palavras 6 páginas
1 BREVE HISTÓRICO DA MEDICINA LEGAL
1.1 História da Medicina Legal
A definição de Medicina Legal foi expandida para incluir a aplicação do conhecimento médico na administração da lei e na aplicação da Justiça e em adição nas relações médico-legais
Evidências da origem da Medicina forense ou legal podem ser encontradas em civilizações antigas que datam de milhares de anos atrás, quando ocasionalmente uma lei aparece para influenciar a medicina ou a medicina vem como uma forma de modificar a lei.(Brogdon, 1998)
Há registros de uma relação íntima entre a Medicina e o Direito desde a
Antigüidade. Nesse tempo, o poder era exercido pela força, e também por líderes que ostentavam poderes especiais – os sacerdotes. Como eram representantes divinos e agentes de sua vontade, ditavam regras que deveriam ser respeitadas para que, sobre eles, não recaísse nenhum mal. Freqüentemente eram chamados a intervir quando os membros daquela comunidade sofriam de alguma doença; então se valia de orações, ofertava sacrifícios e usava o que tinha para curar – as ervar medicinais. O sacerdote era, ao mesmo tempo, legislador, juiz e médico.
Um faraó egípcio pode ter sido o primeiro a aplicar a medicina em seus julgamentos. O Código de Hamurabi, da Babilônia, que data de 2200 a.C. também mostrava aplicações médico-legais, que por sua vez é considerado marco inicial da relação médico-legal, embora não estipulasse que os juízes teriam de ouvir médicos ao julgarem os feitos. Também nas leis dos hebreus podem-se encontrar assuntos médico-legais.
Mais tarde, outras civilizações, como as gregas, as indianas e o Império
Romano sempre colocavam as opiniões médicas dentro de seus julgamentos.
A primeira citação do exame médico de uma vítima de homicídio refere-se à morte de Júlio César, cujo corpo foi examinado por um médico, no ano 44 a.C.
Ele constatou a presença de 23 golpes, dos quais apenas um era mortal. Esse exame foi realizado por um médico, que não era considerado

Relacionados