Historia da fisoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3/11/2012

HISTÓRIA DA EVOLUÇÃOBusiness Strategy and DA FISIOTERAPIA NO BRASIL E NO MUNDO May, 2009 Ana Paula Abud, Profa

EXERCÍCIO PROFISSIONAL Company Presentation

PLT Pág. 29 à 44

1

3/11/2012

CONCEITO
FISIOTERAPIA: ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alteraçõesgenéticas, por traumas e por doenças adquiridas (LOPES 2005) Suas ações são fundamentadas por mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas e da sinergia funcional do movimento humano. O profissional da área de saúde que previne ou diminui as incapacidades físicas com a avaliação,medidas de prevenção e reabilitação dos pacientes, por meio de ações e recursos fisioterápicos conservadores, ou seja, não-cirúrgicos ou invasivos.
3

FISIOTERAPIA
FISIOTERAPEUTA: Profissional da área da saúde de nível superior que previne, trata, cura e reabilita através de agentes naturais. Diagnóstico Clínico – Médico Diagnóstico Funcional – Fisioterapeuta FISIOTERAPIA: Physis – naturais,físicos Terapie – terapia Tratamento através de meios físicos e naturais. Ciência aplicada, cujo objetivo de estudos é o movimento humano em todas as formas de expressão e potencialidades, quer nas mas alterações patológicas, quer nas suas repercussões, psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas e função.
4

2

3/11/2012TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DA FISIOTERAPIA
Hidroterapia – terapia através da ÁGUA; Fototerapia – terapia através da LUZ; Termoterapia – terapia através do CALOR; Crioterapia – terapia através de BAIXAS TEMPERATURAS; Eletroterapia – terapia através de CORRENTES ELÉTRICAS; Aerossulterapia – terapia através de VAPORES; Cinesioterapia – terapia através do MOVIMENTO; Actinioterapia – terapia através deRAIOS ULTRA-VIOLETAS; Massoterapia – terapia através de RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS; Mecanoterapia – terapia através de APARELHOS MECÂNICOS.
5

O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde de nível superior que tem por atividade privativa executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.(Decreto-Lei nº 938 -de 13 de Outubro de 1969, Citado por REBELATO & BOTOMÉ, 1999).

6

3

3/11/2012

HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA
Uma das formas de examinar o que caracteriza o objeto de trabalho de uma profissão ou o objeto de estudo de uma área de conhecimento é mostrar de que maneira, nos diferentes momentos da história da área ou profissão, ele tem sido concebido, definido ou exercido. Sendo assim seráabordada a história da Fisioterapia na História Geral nos principais períodos: Antigüidade, Idade Média, Renascimento e Industrialização.
7

INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização, existem relatos sobre a utilização de recursos naturais para recuperação de lesões, Argila, Peixe elétrico. A evolução das ciências da saúde mostra-se intimamente ligada aos períodos e fatos históricos queevoluem a humanidade. A invenção da máquina, a descoberta de doenças, o estudo ampliado e detalhado da anatomia, patologia e fisiologia, Surgimento de escolas específicas para reabilitação.

8

4

3/11/2012

HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA
ANTIGUIDADE (4.000 a.c a 395 d.c) Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas“ através de recursos, técnicas, instrumentos eprocedimentos. Uso de agentes físicos, como a eletricidade do “peixe elétrico” ou os movimentos do corpo humano. Ano 2698 a.C.: o imperador Chinês Hoong- Ti criou um tipo de ginástica curativa com exercícios respiratórios p/ evitar obstrução dos órgãos (corrigia o tórax). Galeno (130-199 d.C.): (médico e filósofo) com o uso de ginástica planificada, conseguiu corrigir o tórax deformado de um rapaz....
tracking img