Historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Enfermagem no mundo

No período Pré-Cristão as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio. Os sacerdotes e feiticeiros eram considerados médicos e enfermeiros.
No Egito as receitas médicas deviam ser tomadas através da recitação de formulas religiosas; Na Índia os hindus conheciam ligamentos, músculos, nervos, e outros realizavam ate mesmo suturas, amputaçõese corrigiam fraturas. Os hindus ficaram conhecidos pela construção de hospitais; Na Palestina, Moises o grande legislador do povo hebreu, prescreveu preceitos de higiene e exames em doentes; Na Assíria e Babilônia existiam penalidades para médicos incompetentes, a medicina era baseada na magia acreditavam que sete demônios eram os causadores das doenças. Na China os doentes eram cuidados porsacerdotes e as doenças classificadas em benignas, médicas e graves. Construíram alguns hospitais e casas de repousos. No Japão aprovou e estimulou à eutanásia, o único tratamento era o uso de águas termais. A Grécia se prendiam a mitologia, mas a medicina se tornou cientifica graças a Hipócrates que deixou de lado a crença de que as doenças eram causadas por maus espíritos, Hipócrates se tornou o paida medicina faziam diagnostico, prognostico e terapias. Em Roma a medicina não teve prestigio mas Roma se distinguiu pela limpeza das ruas, ventilação das casa, água pura e abundante e rede de esgoto. O cristianismo foi a maior revolução social de todos os tempos a igreja era perseguida por cuidar dos enfermos e depois do cristianismo o imperador Constantino liberou para que a igreja exerce-sesuas obras assistenciais e atividades religiosas.
As praticas de saúde se desenvolveram durante os períodos históricos e foram subdivididas:
• As práticas de saúde instintivas - caracteriza a prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como plano-de-fundo as concepções evolucionista e teológica.
• As práticas de saúde mágico-sacerdotais - aborda a relação mística entre as práticasreligiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos.
• As práticas de saúde no alvorecer da ciência - relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência, quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito.
• As práticas de saúde monástico-medievais - Focaliza a influência dos fatores socioeconômicos epolíticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo.
• As práticas de saúde pós monásticas - evidencia a evolução das práticas de saúde e,em especial, da prática de Enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante.
• As práticas de saúde no mundo moderno - analisa as práticas de saúde e, em especial, a de Enfermagem, sob aótica do sistema político-econômico da sociedade capitalista.

Enfermagem Moderna

É na reorganização da Instituição Hospitalar e no posicionamento do médico como principal responsável por esta reordenação. A evolução crescente dos hospitais não melhorou diz-se que foi a época em que estiveram sob piores condições, devido principalmente ao surgimento de doenças infecto-contagiosas. É nestecenário que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia.
Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança - o que lhe permitia dialogar com políticos eoficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias. No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma,estudando as atividades das Irmandades Católicas. Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital de Dublin dirigido pelas Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Em...
tracking img