Historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
aline roberta lima nishimura aiko
ana caroline albacete
ana paula cabral vieira hellrigl
ana rubia de freitas cruz
bruna roberta gimenez teixeira
eliane fontana
ester de oliveira souto
elissandra ribeiro silva
gislene guimerães da silva
gleyzzian rita da silva getulio

O Movimento da profissionalização da enfermagem

Relatórioapresentado ao Curso de Enfermagem – UNIC, como critériode avaliação parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.

Orientação: ProfªMs. Cristina.

Rondonópolis



2012/1

Sumário
1. Introdução.......................................................................................3
2. O início da profissionalização da enfermagem...............................4
3. A escola de enfermagem no hospital de SaintThomas..................5
4. Expansão do ensino da enfermagem em diversos países..............6
5. Circunstâncias que impulsionaram a enfermagem..........................7
6. Conselho Internacional de Enfermagem..........................................8
7. Papel do homem e da mulher na enfermagem................................9

Introdução
Os fundamentos da enfermagem foram lançadospor uma das mulheres de maior importância no mundo contemporâneo, Florence Nithtingale (1820-1910), que fez da arte do cuidar uma ciência. Ao demonstrar durante a guerra da Criméia a importância do cuidado sistematizado, a mais célebre enfermeira profissionalizou a ação do cuidado e contribuiu para a preparação através da escola de treinamento, na qual serviu de modelo para diversos países.

1. OInício da Profissionalização da Enfermagem

O início da profissionalização da enfermagem surgiu na Inglaterra logo após a Guerra da Criméia, na qual foi uma disputa entre a Rússia e as forças aliadas da França, Inglaterra e Turquia, na Península da Criméia, que se projetava no Mar Negro. A guerra aconteceu como reação às proteções expansionistas russas na região. Rússia e Françatinham suaspróprias religiosas para atender os doentes e feridos de seus respectivos exércitos, mas a Inglaterra contava apenas com alguns poucos homens sem nenhum treinamento para cuidar de seus soldados. Uma jornalista fez uma ampla cobertura da situação da guerra, o quadro retratado mobilizou a opinião pública que exigiu do governo uma solução imediata. Florence, ao tomar conhecimento disso, viu surgir grandeoportunidade. Assim, escreveu ao ministro da guerra Sidney Herbert, seu amigo, e ofereceu seus serviços. A oferta foi imediata e aceita pelo ministro que reconhecia nela qualidades pessoais, conhecimento e capacidade administrativa para assumir essa missão. Apesar da oposição de oficiais médicos que achavam que mulheres no campo de guerra eram inconvenientes. Florence partiu com 38 mulheres porela treinadas para atender os feridos da guerra da Criméia no dia 21 de outubro de 1854. Foram designadas para a base militar Scutari, nesta base um hospital havia sido improvisado com milhares de feridos que chegavam da Criméia.
O barco que trazia os feridos atravessava no Mar Negro numa margem que,em decorrência da guerra,demorava entre2 ou 3 semanas. Durante a viagem não lhes eram prestadoscuidados médicos adequados, então, a mortalidade durante o percurso chegava a durar 75%. Florence e sua equipe foram encarregadas de cuidar de mais de 1.500 feridos que já estavam em Scutari.
As condições sanitárias desse hospital eram as piores possíveis, a falta de suprimento para alimentação e falta de roupa, obrigava os pacientes a continuar com seus uniformes sujos de sangue e terra. Por causadisso, a taxa de mortalidade estava em torno de 40%.
Em dois meses, Florence conseguiu colocar ordem no hospital, o que lhe valeu a reputação de administradora e reformadora; em seis meses, ela havia reduzido a mortalidade a 2%.

2. A escola de enfermagem do Hospital de Saint Thomas
Ao retornar da guerra, Florence se tornara uma figura popular, a Inglaterra a idolatrava, pois, o...
tracking img