Historia da educacao profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação está presente na prática humana desde os primórdios da humanidade, neste tempo os conhecimentos eram passados utilizando-se a observação, a pratica e a repetição e por meio destas eramensinadas as técnicas de fabricação de utensilhos, feramentas, instrumentos de caça e outros artefatos que facilitavam a vida das primeiras comunidades.

Segundo Manfredi (2002) os seres humanosvaleram-se dos recursos que dispunham, ao longo dos tempos, para desenvolver artefatos com maestria e os saberes eram transmitidos de geração para geração.

Pode dizer contudo que a educaçãoprofissional propriamente dita se consolidou a partir da revolução industrial n a Inglaterra, no final do século XVIII e inicio do século XX, quando segundo Wittaczic (2008), pela primeira vez descreveu-se oquadro de ocupações da época, bem como o que deveria ser estudado para o exercício das mesmas.

No Brasil a formação do trabalhador começou a ser feita desde os tempos da colonização. Os primeirosaprendizes foram os índios e os escravos o que segundo Fonseca (1961) explica a visão de que educação profissional é destinada as classes menos favorecidas.

“ Habituou-se o povo denossa terra a ver aquela forma de ensino como destinada a elementos das mais baixas categoria sociais”. (Fonseca,1961,p.68)

A criação das Casas de Fundição e de Moeda, provocada pelo advento do ouroem Minas Gerais, gerou a necessidade de um ensino mais especializado, este se destinava aos filhos de homens brancos empregados da própria casa. Pela primeira vez no Brasil se estabelecia uma bancaexaminadora, a qual deveria avaliar as habilidades dos aprendizes e caso aprovados fornecer-lhes certificados.

Ainda neste período foram criados os Centros de Aprendizes de Ofícios nos Arsenais daMarinha no Brasil, com operários especializados de Portugal.

Em 1785, Portugal proíbe por meio do Alvará de 05/01/1785 a instalação de fábricas na colônia, por medo deste desenvolvimento tecnológico...
tracking img