Historia da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
OBJETIVO 2
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
Economia Colonial 4
Economia Imperial 5
Economia Cafeeira 6
Origem da Indústria 7
A Grande Depressão 7
O crescimento industrial durante a Grande Depressão 8
O Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial 8
O Pós Guerra e o Crescimento Industrial 8
Economia no governo JK 8
A crise de 1962-1967, o PEAG e o Milagre Econômico 9
OII PND: a “fuga para frente” 9
O Financiamento Externo 10
Os Limites do II PND 10
A Desaceleração e o Alongamento do II PND 10
O Retorno de Delfim Netto: Um Breve Crescimento 10
A Recessão Brasileira 10
A Retomada do Crescimento em 1984 11
A Especulação Financeira 11
A Tentativa de Decifrar a Inflação Brasileira: Diagnostico da Inflação Inercial 11
Uma Nova Estratégia de Combateà Inflação: As Propostas de Choque Heterodoxo e de Moeda Indexada 11
Plano Cruzado 12
Plano Bresser 13
Da Política do Feijão-com-Arroz ao Plano Verão 13
Abertura comercial e Governo Collor 14
Nova política industrial e comércio exterior 14
Privatizações 14
Plano Real 14
Indicadores de crescimento, desenvolvimento e transição demográfica 15
O Retrato do Brasil Atual 15
CONCLUSÃO17
BIBLIOGRAFIA 18

OBJETIVO

Expor uma visão geral dos fatos que ilustram a história econômica do Brasil.

INTRODUÇÃO

Este é um trabalho didático que adota uma perspectiva histórica sobre as origens do nosso (sub) desenvolvimento e sobre as características da evolução da economia brasileira.
Podemos, grosso modo, dividir a história econômica do Brasil em duas grandes etapas: operíodo mercantil até 1930, e o período industrial de 1930 em diante. No período mercantil destacam-se duas fases: a fase colonial composta de dois ciclos o da cana-de-açúcar no século XVII e o do ouro no século XVIII – e a fase primário-exportadora, caracterizada pela expansão cafeeira no século XIX. É nessa fase primário-exportadora que começa a ocorrer a acumulação primitiva de capital.
O primeirosurto industrial, no final do século XIX, acontece como fruto da expansão cafeeira, mas é com a crise de 1930 que esse processo se acelera, iniciando um processo de substituição de importações. A crise da década de 1960 juntamente com a manutenção dessa estratégia pelo regime militar (1964-1984) resultou em um agravamento das distorções estruturais da economia brasileira como a concentração derenda, a inflação e o endividamento externo.
A partir do segundo choque do petróleo tem inicio a crise dos anos de 1980 trata-se de uma crise do modo de intervenção do Estado na economia e na sociedade. O Plano Real, de 1994, o mais bem sucedido plano de estabilização inflacionária, foi complementado por algumas reformas econômicas como ajuste fiscal, liberalização comercial, reestruturação dasempresas privadas, privatização das estatais e reforma da administração pública.

DESENVOLVIMENTO

Economia Colonial
Sistema colonial eram as relações entre metrópole e colônia, caracterizado por mecanismos e normas políticas, econômicas e fiscais que definiam a submissão da colônia pela metrópole.
As relações econômicas que vigoravam entre as nações européias baseavam-se no mercantilismo,cujo objetivo era o comércio internacional e a adoção de políticas econômicas protecionistas.
No século 16 ficaram claros os interesses e os objetivos de Portugal nas terras brasileiras. As nações que possuíam colônias de exploração tinham maiores vantagens no comércio internacional, pois a principal função dessas colônias era fornecer matérias-primas e riquezas minerais para os colonizadores. Aomesmo tempo, serviam de mercado consumidor para seus produtos manufaturados.
Cada país procurava produzir e vender para o mercado internacional uma maior quantidade de produtos manufaturados, com altas taxas de impostos a produtos importados. Com isso mantiam uma balança comercial favorável.
Durante a colonização houve uma divisão entre colônias de povoamento e de exploração. As de povoamento...
tracking img