Historia da contabiliddade

2220 palavras 9 páginas
SURGIMENTO DA CONTABILIDADE
O surgimento da contabilidade ocorreu devido a necessidade de registros de comércios, controle patrimonial e mensuração de riqueza que em seus primeiros indícios tenha ocorrido entre os fenícios. Lembrando que antigamente não havia o credito, ou seja, as compras eram somente a vista. Posteriormente usou-se ramos de arvores assinalados como prova da divida ou escritas em fichas de barro. O desenvolvimento do papiro e do calamo no egito antigo facilitaram o registro de informação sobre os negócios.
PERIODO ANTIGO A contabilidade Empírica já tinha como objeto o patrimônio que era representado por rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Seus registros eram feitos em pedras através de desenhos e gravações.
PERIODO MEDIEVAL
Estudavam-se na época técnicas matemáticas, pesos e medidas, cambio,etc...
Foi denominado a ERA TECNICA devido as grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bussola e outros.
PERIODO MODERNO
A contabilidade tornou-se uma necessidade para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o novo mundo representava. Os empréstimos a empresas comercias determinaram o uso das escritas especiais que refeletisse nos interesses dos credores e dos investidores, também sendo util aos comerciários em suas relações com os consumidores e empregados.
FREI LUCA PACIOLI E AS PARTIDAS DOBRADAS
A contabilidade moderna foi marcada com seu inicio no século XV, através da obra de frei luca pacioli, conteporaneo de Leonardo da vinci. Nessa obra enfatizou que em todo fato contrabil ira ocorrer duas situações, ou seja, duas contas serão utilizadas.
O conceito define que:
• Para cada causa existe um efeito;
• Para cada origem existe uma aplicação;
• Para cada debito existe um credito.

ATIVAS: devedoras
As contas do ativo e despesas serão debitadas pelo aumento e creditadas pela diminuição
Passivas e patrimônio liquido: credoras
As contas do passivo ,patrimônio liquido e receitas serão

Relacionados