Arranjos produtivos locais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Brenda Cardoso
Estudante do Curso de Administração no 7º Semestre
Matutino na Instituição de Ensino UNAMA.

O Comportamento Predominante pelo Arranjo Produtivo Local doAgreste Pernambucano


As idéias principais do artigo em análise são a importância das empresas em mudarem suas formas de gestão adaptando novos contextos e formatos organizacionais, pois as empresaem questão, estão de frente a um ambiente competitivo com uma concorrência acirrada.
Neste sentido, existem redes de empresas que são determinadas formas organizacionais mais evidenciadas nomercado. Essas redes de empresas trabalham no formato de Arranjos Produtivos Locais (APLs), onde prevalece novas práticas de gestão utilizando-se de regras como cooperação, parcerias, redes sociais ecomplementaridade.
Os autores relatam que atuação das empresas no formato de APLs irá gerar resultados positivos através de uma solução para resolver os problemas de gestão. Com isso, surgiu a necessidadede verificar os comportamentos que estão sendo adotados pelas empresas.
Tendo como objetivo identificar o comportamento predominante adotado pelo APL de confecção do Agreste Pernambucano, atravésda Matriz Conflex proposta por Pinto e Loiola(2007).
O comportamento organizacional é definido como campo de estudos que se propõe a prever, explicar, compreender e modificar comportamento humano nocontexto das empresas. Pinto Loiola (2007).
Percebe-se que o comportamento organizacional para uma maior agilidade dos APLs passa a ser mais importantes sendo determinados vários tipos decomportamento e denomina-se em um conjunto integrado podendo ter uma existência simultânea, com isso, poderão ser competitivas ou cooperativas.
Segundo Robbino (2002), muitos estudiosos vêm à competição nasempresas como fator, na meditada em que as mesmas atuam de forma isolada, visando a sua própria conquista sem medo de errar, tornando rivais de seus clientes, fornecedores e do próprio mercado dentre...
tracking img