Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
{ HISTÓRIA DA CONTABILIDADE }

A Contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização, na época em que o homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais e outros bens) por meio de desenhos e gravações . Observava-se que a cara do animaldesenhado era daquele que eles queriam controlar e a quantidade era o número de cabeças existentes.
Os egípcios também utilizavam de desenhos nas paredes das casas para controlar a quantidade de cereais pagos aos coletores de tributos. Já os mesopotâmios utilizavam fichas de argila para fazer esse controle. Há indícios de que os chineses também possuíam um sistema de controle sofisticado a 2000a.C.
A contabilidade foi evoluindo juntamente com os avanços matemáticos, como o conhecimento do zero levados à Europa pelos Árabes, o progresso tecnológico ocorrido na China e a queda do sistema feudal possibilitando, assim o surgimento da contabilidade moderna. O autor Leonardo Fibonacci, foi um dos maiores divulgadores do sistema numérico arábico. Ele passou a sua infância no norte da Áfricaaprendendo a língua e a matemática dos árabes, quando voltou à Itália (1202) escreveu um livro intitulado Liber Abaci.
Com a expansão da navegação e, conseqüentemente, do comércio, expandia-se a riqueza acumulada e a negociação, que antes era individual, passava a ser feita através de representantes, associações e corporações que fortaleceram a sociedade, auxiliando na distinção entre a entidadecomercial e seus proprietários .
Com o declínio do sistema feudal, a propriedade privada começou a crescer; com a descoberta da América, em 1492, alguns países europeus começaram a enriquecer. Esses fatores, entre outros, fizeram com que a Contabilidade se tornasse uma necessidade para o estabelecimento do controle monetário.
A obra de Frei Luca Pacioli, denominada "Summa de arithmetica, geometrica,proportioni et proportionalitá" era um tratado matemático que incluía uma seção denominada "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas). Nessa seção, Pacioli apresentava o sistema de escrituração por partidas dobradas e o raciocínio dos lançamentos contábeis, ou seja, os débitos e os créditos. Pacioli tinha uma visão abrangente, e seus comentários são relevantes atéhoje. Veja o que ele escreveu sobre o encerramento do balancete.

Para que tudo fique mais claro no encerramento mencionado, é necessário que faça esta outra comparação, a saber, somar numa folha de papel todos os débitos de Razão + e colocá-los do lado esquerdo, e somar todos os créditos e colocá-los do lado direito, e depois estas últimas somas serão ressomadas; uma das somas será o totaldos débitos, e a outra será o total dos créditos. Agora, se as duas somas forem iguais, ou seja, uma for igual à outra, ou seja, as somas dos débitos e créditos, sua conclusão será a de que seu Razão terá sido bem mantido(...) e encerrado pelo motivo mencionado acima no Capítulo 14; mas, se uma das somas for maior do que outra, terá havido um erro no seu Razão, o qual, com diligência, será melhorque o controle com a inteligência que Deus lhe deu, e com os recursos de raciocínio que tiver adquirido, e que são muito necessários para o bom comerciante, como dissemos no início; caso contrário, não sendo um bom contador em seus negócios, andará como um cego, e muitas perdas poderão surgir.(...)

Frei Luca Pacioli
Matemático, teólogo,contabilista, viveu na Toscana, no século XV.
Até o século XVII, não se conhecia os números negativos, tinha-se apenas a idéia. Por isso a utilização das contas em T, que nada mais indicavam que os aumentos de um lado e as reduções de outro. O saldo era obtido pela subtração entre os valores.
Interessante é saber as origens das palavras débitos, créditos, devedores, credores, entre outros. Segundo...
tracking img