Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CULTARA CONTÁBIL EUROPÉIA E O BRASIL COLONIAL

Na caravana de Pedro Álvares Cabral, onde foi o marco que se iniciou a grande alavancada da nossa civilização, Pero Vaz de Caminha acompanhava Cabral nas expedições marítimas, e é considerado o primeiro profissional de contabilidade a colocar os pés nas terras brasileiras em 1.500, isso porque em cada caravana marítima havia uma pessoa que tinhacomo profissão a escrita.
Portugal apesar de suceder os mares dos italianos, buscaram por séculos os conhecimentos e técnicas italianas de contabilidade, que teve o seu maior nome,Frei Luca Pacioli, que editou o primeiro livro impresso, levando um grande impacto com o aperfeiçoamento das partidas dobradas, colocando os italianos como os maiores nomes da contabilidade da época. E por tal PeroVaz, o técnico de contas, acompanhando as tendências desta época trouxe ao Brasil um gostinho do sabor da escola italiana.
Para ser mestre de balanças, as pessoas tinham que ter conhecimento com o comercio e com a contabilidade, para que fossem habilidososna arte de escriturar livros com entradas e saídas dos metais e, consequentemente elaborar balanços.
Gaspar Lamego foi o primeiro profissional decontabilidade nomeado para o Brasil pelo rei Dom João III, em 05 de Janeiro de 1549, no mesmo ano em que foi criada a cidade de Salvador em 29 de Março.
Alguns dos primeiros profissionais no Brasil no século XVI foram: Bastião de Almeida o guarda livros das casas da Fazenda, Contos e Alfandegas; Diogo Ribeiro e Damião Lopes de Mesquita que em 1556 e 1558 chegaram ao Brasil no governo de Duarteda Costa e de Mem de Sá, e que teve em 1559, João de Araújo como o substituto de Damião Lopes.
No Brasil, foi em Salvador que se implantou a cultura europeia(pelas partidas dobradas) com os primeiros contadores e subsequentes em São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões.

2.1 Primeiro governo geral e origem da escrita contábil

Antônio Cardoso de Barros foi o primeiro provedor da fazenda, quepor determinação do reino, era incumbido de organizar a escrita contábil e tinha que fazer lançamentos em livros fiscais de forma analítica e separar os registros de rendas e direitos, isto para manter informações das cobranças dos dízimos de variados tributos pelo “regime de 1548”, onde também havia um livro que controlava os tributos da cana de açúcar, com nomes de todos os lavradores.
Paraobter um melhor aproveitamento na produção da madeira, houve uma implantação de incentivos fiscais como isenções e prêmios que exigiu recursos contábeis pertinentes, havendo um desenvolvimento econômico.

“No ano de 1549, o contador da Casa Real Gaspar Lamego juntamente com Francisco Mendes Costa (escrivão), Antônio dos Reis (escrivão da provedoria), Miguel Moniz (escrivão dos Contos), PedroFerreira (tesoureiro), profissionais com grandes conhecimentos e o das partidas dobradas, executaram a organização da primeira estrutura da escrita contábil governamental no Brasil.(Lopes de Sá, História.. da Contabilidade 2008, p.26).

O ciclo da cana-de-açúcar superou todas as outras atividades, mas também apagou o cenário de tranquilidade que habitava. Com o grande progressodos produtos da canaque ofereciam alta qualidade e de utilidade nos países da Europa, era também muito cobiçado e atraiu a atenção de franceses, holandeses e ingleses. Contendo assim, varias tentativas de invasões no Brasil, tendo Portugal muito preocupação com estas invasões e piratarias tanto na cana-de-açúcar como do Pau Brasil. Nessa época Portugalteve muito trabalho para expulsar invasores durante décadas,aondechegou usufruir da ajuda dos espanhóis e napolitanos.
Houve varias desordens durante décadas, houve mudanças nos governos, Diogo Botelho que substituiu o corrupto governador Francisco de Sousa, trouxe um regime de reformas e reorganizações fiscais dando mais ordens evantagens. Com o novo governador veio tambéma normalização da exploração do pau-brasil, como uma implantação de importantes...
tracking img