Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO SOBRE ARTE

A função da arte se mostra por meio de monumentos (túmulos,estatuetas e vasos) que eram deixados junto aos mortos e pela arquitetura que predominavapor construções mortuárias.A arte se mostra com uma regularidade geometrica,observação acurada e olhar experimentado para captar padrões.as regras conferem a cada obra individual umefeito de equilíbrio,estabilidade e harmonia.
A arte se mostrou na Monarquia Antiga – de Primeira a Sexta Dinastia(c.3000 a.C-2155 a.C) --, na Monarquia Média – Décima Primeirae Décima Segunda Dinastia(até c. 1570 a.C) – e na Monarquia Nova – Décima Oitava a Vigésima Dinastia.
A arquitetura era baseada em:
-- Mastabas: são túmulos dos soberanose dos nobres constituúdos de uma camara funerária cravada profundamente no solo,sobre a qual se erguia uma estrutura baixa,de paredes verticais,tetos achatados e com baseretangular,construída com tijolos de adobe cozidos ao sol.
-- Pirâmides: entre 2630 e 1640 a.C os egipcios construiram suas famosas pirâmides.A entrada dava acesso a uma grande quantidade decorredores e becos sem saída.Havia as camaras funerarias,local onde se encontravam as múmias e outras divisões para guardar os bens variados e canais de ventilação para o arejamento.
--Hipogeus: em 2000 a.C as pirâmides foram consideradas ultrapassadas.Os Hipogeus eram túmulos subterrâneos onde os faraós passaram a ser sepultados,numa tentativa de melhor protege-los contraos ladrões.As paredes eram decoradas com desenhos e inscrições.
-- Templos: os templos funerários eram capelas construídas na proximidade dos túmulos dos faraós,serviam para aascensão pessoal do soberano e para lhe prestar culto.Os templos consagrados aos deuses eram erguidos do lado nascente do rio e no dia do aniversário do deus a quem era dedicado o templo.
tracking img