Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Românica

Estilo vigente na Europa entre os séculos XI e XIII durante um período comumente conhecido como Românico, o estilo é visto principalmente em igrejas católicas construídas após aexpansão do cristianismo pela Europa.
As construções eram maiores do que as existentes, e para que fosse possível executar construções maiores e mais fortes, foi necessário a evolução dos materiaisutilizados nas construções. A pedra foi empregada na construção e o telhado de madeira foi trocado por abobadas de berço e de aresta. Construída basicamente como um arco, dando profundidade ( sementalizarmos o Coliseu do Império Romano, podemos notar a semelhança na utilização de Arcos, abobadas na construção ). As igrejas eram ricamente decoradas externamente e internamente também. A escultura empedra renasce pela primeira vez desde os Romanos ( Escultura de pedra em grande escala ). As esculturas e pinturas neste periodo são carregadas de simbolismo e esquematização.
A Arquitetura em pedravem reforçar a idéia de fortaleza. Não era possível abrir grandes janelas e vitrais já que as paredes serviam de sustentação para o teto das igrejas, sendo assim as janelas tinham por sua vezcaracterísticas de serem finas e curtas, penetrando pouca iluminação natural.
E escultura renasceu no românico depois de muitos anos esquecida, a escultura esta sempre condicionada a arquitetura e todotrabalho é realizado sem deixar espaços sem uso. Outra importante característica é seu caráter simbólico e naturalista. Não havia a preocupação com a representação fiel dos seres e objetos. Volume, cor,efeito de luz e sombra, tudo era confuso e simbólico,, representando muitas das vezes coisas não terrenas, mas sim provenientes da imaginação.
A pintura não se destacou tanto quanto a arquitetura nesteperíodo, principais trabalhos são as pinturas de murais, as iluminuras e as tapeçarias. A pintura nas paredes era dependente da arquitetura. A pintura era uma forma de transmitir os ensinamentos...
tracking img