Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Articular um texto refletivo centrado em estabelecer uma análise comparativa entre o Neoclassicismo e o Romantismo. Para tanto faz-se necessário expor e analisar uma obra de cada corrente artística,abordadas com teor racional.

Em meados do século XVIII e XIX ocorreram diversas transformações políticas e sociais, desencadeando processos artísticos gerenciados pelos burgueses, o Neoclassicismoe o Romantismo, ambos se destinavam a retratar uma estória através de pinturas e obras.
No período Neoclassicista, os artistas clássicos gregos e os renascentistas italianos consideravam suas obrasperfeitamente belas, quando reproduziam obras do que já haviam criado, ou seja, procuravam reproduzir figuras realistas e impecavelmente perfeitas.


A elaboração da imagem desse período era decaráter realista;
Uma sobreposição do ideal sobre o real. Os excessos de detalhes procuram atingir o realismo idealizado (geralmente frontais e celebrativas). A composição cria eixos diagonais em X,predominam os tons quentes da escala do amarelo, laranja e vermelho. Na arquitetura valoriza a simetria (seguimento áureo grego).

Surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa e perduroupor grande parte do século XIX. Foi um movimento artístico, político e filosófico. (América, Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Países Baixos...)
Curiosamente não se pode falar, de umaestética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou do Academicismo, mas sim de uma homogeneidade da temática conceitual das obras. A produção artística romântica reforçou oindividualismo na medida em que se baseou em valores, emocionais, subjetivos e muitas vezes imaginários, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas heroicas medievais, a partir dos quais se r valorizouos conceitos de pátria e república. Papel especial desempenhou a morte heróica na guerra e suicídio por amor.
A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativas, utilizando-se de temas...
tracking img