historia da arte - resumo - gombrich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 13 – TRADIÇÃO E INOVAÇÃO – FINAL SÉC. XV NA ITÁLIA
As novas descobertas no começo do século xv produziram emoção em toda a Europa. Fascinados pela ideia de que arte pudesse ser usada não só para contar histórias sagradas de forma comovente, mas para refletir também um fragmento do mundo real. Artistas começaram por toda parte realizar experiências e buscar novos surpreendentes efeitos, oque assinalou a ruptura da IDADE MÉDIA.
No fim da idade média as cidades com seus burgueses e mercadores passou a ser mais importante que os castelos dos barões da nobreza. Os artistas portanto, como os artesões e artífices se organizaram em corporações que tinham o objetivo de zelar pelos direitos e privilégios dos membros. Essas corporações eram companhias ricas e tinham voz na administração dacidade.
Graças ao crescimento das cidades, o estilo internacional foi (talvez) o ultimo estilo transicional que a Europa viu até o século XX. No século XV a arte se fragmentou em ‘’escolas’’. Itália, flandres e Alemanha tinham sua própria escola de pintura. Essas escolas na verdade não eram ‘’escolas’’ por hoje conhecidas. Se um jovem decidisse que queria ser artista o pai colocava-o comoaprendiz desde muito cedo na casa de um dos principais mestres da cidade, e ali ficava vivendo, tendo inicialmente tarefas mais básicas e com o tempo ia se aperfeiçoando e tendo tarefas mais difíceis como que o pintor dava-lhe um esboço de um quadro e o aprendiz fazia-o com o melhor aprendido de seu mestre.
Ao falarmos dessas ‘’escolas’’, voltamos a Florença, onde grande revolução da arte tiverainício e observamos a geração que se seguiu a Brunelleschi, Donatello e Masaccio.
Florentino Leon BapttistaAlberti (1404-72) – geração de Brunelleschi.
As casas e os palácio não podiam ser edificados à madeira dos templos. Alberti encontrou a solução para até mesmo os dias atuais. Quando construiu um palácio para os Rucellai, projetou um edifício comum de três andares. Ele manteve-se fiel noprograma de Brunelleschi e usou formas clássicas para a decoração da fachada. Cobriu a casa com pilastras e cornijamentos planos que sugeriam uma ordem clássica, as janelas se comparadas a de Catedral de NotreDame tem suas similaridades. Alberti ‘’traduziu’’ meramente um plano gótico para formas clássicas suavizando o ‘’bárbaro’’ arco ogival usando os elementos da ordem clássica num contexto tradicional.Lorenzo Ghiberti(1378-1455) – Geração de Donatello.
Sobre a obra de Donatello poderíamos dizer que tudo era novo, a de Ghiberti a primeira vista parece surpreender bem menos. O novo modo de representar a cena sagrada, Ghiberti tratou de manter-se lúcido e comedido. Ele não nos dá a ideia de espaço real como Donatello tinha em mente. Preferiu dar-nos apenas uma sugestão de profundidade edeixar que suas principais figuras destaquem-se nitidamente contra um fundo neutro.


Fra Angélico de Fiesole (1387-1455) – Geração de Masaccio
Aplicou novos métodos de Masaccio, principalmente para expressar a arte religiosa. No afresco ‘’ A anunciação’’que foi pintada em uma das celas dos monges, vemos imediatamente que a arte da perspectiva não apresentava dificuldades apara ele. Dicilmente sevislumbrava qualquer movimento ou qualquer sugestão de corpos sólidos e reais nas pinturas de Fra Angélico.
Paolo Uccello(1397-1475) – Geração de Masaccio
O Pintor estava fascinado pelas novas possibilidades de sua arte, e fez tudo o que pôde para destacar suas figuras no espaço como se fossem esculpidas, e não pintadas. Ucello dizia que a perspectiva o impressionara a tal ponto que passava diase noites desenhando objetos em escorço. Ucello empenhou-se em representar várias peças de armadura que juncam o solo na perspectiva correta. Descobrimos em toda a pintura (A batalha de San Romano) indícios de interesse que Ucello dedicou-se a perspectiva e do atrativo que exercia sobre o seu espírito.
BenozzoGozzoli(1421-97) – Geração de Fra Angélico
A ele foi dada a encomenda de pintar as...
tracking img