Historia da america

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS - FINOM




















PORTIFÓLIO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA II












































Paracatu/ MG

Fevereiro/ 2012



FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS – FINOM















PORTIFÓLIO DE HISTORIA DA AMERICA IIPortfolio apresentado ao curso de História EaD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como requisito para aprovação na disciplina de Historia da America II.



Profͣ Ms. Maria Célia da Silva Gonçalves

Unidade Autônoma de Estudos

HIS-172Paracatu/ MG

Fevereiro/ 2012



Introdução
O objetivo deste portifólio é relatar a aproveitamento obtido pelo estudo da disciplina História da America II.
Nesta unidade de estudo do nosso curso vamos ter conhecido sobre o desenrolar dos processos de independência das diversas unidades nacionais que hoje compõem as américas, tanto latina quanto anglo saxônica.Poderemos compreender aqui quais os fatores que diferenciaram as colonizações de ocupação e extração e de que maneira isto influenciou o desenvolvimento sócio cultura e mesmo dos preceitos morais de cada uma dessas sociedades.


Sabemos que Cristóvão Colombo descortinou o continente americanos aos olhos do velho continente europeu, consideramos portanto que o período decolonização deste território foi razoavelmente uniforme, deveremos avaliar então quais as condições que produziram diferenciais tão exponenciais entre as américas e mesmo entre os países contidos em cada uma delas.


É muito importante que possamos elaborar uma linha de raciocínio que possa nos inserir no desenrolar dos fatos históricos compreendidos entre a descoberta, colonização e independênciade cada um dos países americanos para que possamos compreender a origem de suas peculiaridades.


Compreender os problemas de uma sociedade é necessário para que possam ser desenvolvidas teorias de resolução deles, muito embora não estejamos a frente da nau, teremos certamente a chance de incutir aos nossos alunos o pensamento crítico, o olhar racional, que poderá fazer com que elefuncionem igualmente como agentes multiplicadores e também modificadores da história contemporânea.


Somos hoje assolados por notícias sobre a corrupção no Brasil, sob regimes populistas em vários países da américa do sul, sobre a onda de violência impetrada pelos cartéis do narco tráfico sobre a população americana, convivemos há séculos sob a égide da soberania norte americana.Como chegamos a este quadro? Por que o México não é a maior economia do mundo? Porque os americanos vivem sobre um regime ditatorial? O que trouxe cada nação ao lugar que ocupa hoje no contexto politico e social global?


Só poderemos compreender essas posições olhando para trás e tendo o plenos conhecimento do caminho percorrido até este ponto da história.



DesenvolvimentoO primeiro país americano a emancipar-se de seu colonizador foram os Estados Unidos da América. Para libertarem-se do julgo inglês os insurgentes norte americanos puderam contar com o auxílio da monarquia francesa que lhe enviara tropas e fundos.


A declaração dos direitos do homem, promulgada no ato da independência norte americana, deu ao novo pais o primeiro caráter de berço daliberdade, que vem sendo alimentado através da historia, mesmo que muitas vezes os fatos deponham de forma dicotômica a esta declaração.


Já a independência da América Espanhola se deu de forma um pouco mais tarde, com revoluções internas que não encontraram apoio político e tampouco financeiro de qualquer outro país. Este movimento iniciou-se no México, estende-se a América Central e...
tracking img