Historia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são os desafios sócio-político do profissional de ensino de história, hoje em dia, no sistema público de ensino de Macapá?










Desde os primeiros momentos do curso delicenciatura que o ensino de História foi um dado gerador de preocupação na minha vida acadêmica principalmente devido alguns mitos construídos dentro das diversas metodologias da disciplina:Um deles é a de que para aprender sobre história basta decorar, sendo que a concepção de Educação que está por trás disso é a de que a aprendizagem se dá pela repetição da fala do professor ou doconteúdo do material didático. Grande equívoco. Ao mesmo tempo, pecamos ao afirmar que não precisa memorizar as informações, ou seja, trata-se de uma reação contrária à idéia anterior, alguns educadoresdefenderam que não era preciso decorar nada, porém, saber datas e nomes ajuda a relacionar os fatos. Memorizar significativamente é diferente de simplesmente decorar. Como conciliar as idéias?Outro mito está ligado ao fato de o ensino de história ter sido aplicado por muito tempo como lição de moral. A História nasce como disciplina escolar no Brasil em um contexto de criação daidentidade nacional. Daí a idéia de que ela serviria para incutir princípios e valores nacionalistas.


Agora penso na tal da linearidade, (um fato depois do outro). Para quem não sabe, estamaneira de pensar a história, já foi, se não está sendo, a melhor forma de compreender a história todavia sabe-se que não se sustenta a idéia de que para entender um período é preciso estudar o que veioantes dele. O aluno aprende com base em questões do presente, relacionando ao passado o que lhe é mais próximo.



Chegamos ao positivismo (existe apenas uma verdade).


Esse mito parteda idéia de que os documentos oficiais e os fatos políticos são os fiéis guardadores da realidade. A idéia foi sendo derrubada ao longo do século 20, quando os historiadores, recorrendo a outras...
tracking img