Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 03

Ecologia

I - DEFINIÇÃO:
É a parte da biologia que se preocupa em estudar o relacionamento dos seres vivos com o ambiente.

II - CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
Fatores bióticos (comunidade biótica ou biocenose ou biota):
São todos aqueles fatores decorrentes da ação direta do DNA, ou seja, são os fatores vivos de uma determinada área geográfica.

Um ecossistema aquático (marinho): a) algasfotossintetizantes que retêm a energia da luz e formam matéria orgânica; b) pequeninos animais flutuantes que se alimentam das algas; c) peixes pequenos que devoram organismos anteriormente citados; os

Fatores abióticos (comunidade abiótica ou biótopo ou biócoro):
São os fatores do ambiente físico que interagem com a biocenose. ex: luz, oxigênio, umidade, temperatura, seiva bruta etc.

d) animaismaiores (cetáceos e peixes), predadores dos peixes pequenos; e) bactérias e fungos que decompõem os seres mortos, devolvendo a matéria inorgânica ao meio ambiente. Os fatores abióticos desse ecossistema compreendem o pH, a salinidade, a temperatura, a luminosidade e a pressão da água nesse local.

População:
Representa um conjunto de indivíduos da mesma espécie.

Ecossistema (sistema ecológico):
É umdeterminado local ou região do planeta em que interagem biocenose e biótopo.

Ecótono:
É uma comunidade intermediária entre duas outras. É mais biodiverso que as comunidades correspondentes apresentando um maior número de teias alimentares.

Nicho ecológico:
Representa a importância biológica da espécie dentro de uma determinada comunidade. OBS: O hábitat é o endereço da espécie enquanto que onicho é a profissão.

O ecótono é a zona de transição e tensão entre duas comunidades diferentes, onde a flora e a fauna são, em parte, diferentes dessas regiões e, em parte, iguais. Portanto, há uma mistura dessas comunidades, com aparecimento de novas espécies de plantas, e animais nessa região. Entre a mata e o campo, por exemplo, existe uma pequena região (ecótone) onde a flora e a fauna são emparte iguais e, em parte, diferentes da mata e do campo e, o número de espécie é maior, em geral.

OBS: A superposição competição.

de

nichos

gera

Hábitat:
É uma área física ou geográfica habitada por uma determinada espécie. a) O salmão possui o hábitat marinho. b) O mar é o hábitat dos ecnodermos. c) O mar não serve de hábitat para os anfíbios e miriápodes.

Os organismos que ocupam nichossimilares em regiões diferentes (o bisão americano e o gnu africano, por exemplo) são considerados equivalentes ecológicos embora seus nichos sejam bastante semelhantes, não são exatamente iguais. Mas, à primeira vista, parece haver identidade nos nichos ecológicos de ambas as espécies.

A superposição de nichos nunca é total, pelo que se torna mais razoável admitir que cada espécie tem o seu nichopróprio especializado.

Duas espécies de peixes podem conviver numa mesma profundidade de uma lagoa, alimentarse semelhantemente e ter atividade maior à mesma hora do dia, mas reproduzir-se em épocas diferentes do ano. Nesse caso, seus nichos se superpõem em grande parte, mas ainda assim são diferentes. Duas espécies que vivem no mesmo ha¬bitat podem ou não competir por um ou mais aspectos deseus nichos ecológicos. (A) Espécies como o gafanhoto e o gado bovino, por exemplo, competem pelo alimento, um aspecto muito importante do nicho. (B) Duas espécies de Paramecium, P. cauclatum e P. bursaria, são capazes de coexistir sem competição em um tubo de cultura, pois exploram diferentes locais: P. caudatum vive na região central do tubo, enquanto P. bur¬saria vive junto às paredes. (C) Ocormorão-de-poupa e o cormorão negro exploram diferentes nichos alimentares e por isso não competem nesse aspecto. O cormorão-de-poupa se alimenta de plâncton captura¬do nas águas superficiais, enquanto o cormorão negro se alimenta de pequenos peixes capturados em águas mais profundas.

IV - TEIAS ALIMENTARES:
Representam o sentido multidirecional da energia.

III - CADEIAS ALIMENTARES:
Representam...
tracking img