Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTOLOGIA ANIMAL
A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os tecidos animais. Tecido é o conjunto de células que desempenham funções específicas. O tecido pode ser formado por células iguais ou diferentes entre si, mas todas realizam a mesma função. Os tecidos animais podem ser classificados em quatro tipos fundamentais: epiteliais, conjuntivos, muscular e nervoso.


TECIDOEPITELIAL
A principal característica desse tecido é a pouca quantidade de substância intercelular, fazendo com que suas células fiquem intimamente unidas, conferindo-lhe grande resistência. O tecido epitelial pode ter origem embrionária na ectoderme, mesoderme ou endoderme. Suas funções principais são: proteção, revestimento, secreção, absorção de nutrientes e trocas gasosas. O tecido epitelial nãoapresenta vasos sanguíneos (raras exceções) e sua nutrição se dá por difusão de substâncias presentes nos capilares localizados no tecido conjuntivo subjacente, mas possui terminações nervosas.

Tipos de tecidos epiteliais Tecido epitelial de revestimento
Também chamado de epitélio de revestimento, reveste o corpo externamente (epiderme), protegendo-o contra atritos, invasão de microrganismos oufacilitando a evaporação e, internamente (tubo digestório, sistemas respiratório e urinário), absorvendo nutrientes, oxigênio, etc. Esse epitélio pode ser formado por uma única camada de células (epitélio simples) ou por várias camadas (epitélio estratificado). Ocorre também, um terceiro tipo (epitélio pseudo-estratificado), constituído por uma camada de células com núcleos em alturas diferentes,o que lhe confere uma aparência de estratificação. Quanto mais fino o epitélio, melhor será sua capacidade de absorção; quanto mais espesso, melhor a sua capacidade de proteção. Os epitélios de revestimento também são classificados de acordo com a forma das suas células superficiais, que podem ser cúbicas, cilíndricas (prismáticas) ou achatadas, sendo respectivamente chamados de cúbicos,cilíndricos (prismáticos) e pavimentosos. Ocorre também o epitélio de transição, que reveste a cavidade da bexiga urinária, cujas células mudam a forma de acordo com a distensão da mesma. A maioria dos epitélios apresenta, entre a superfície e o tecido conjuntivo subjacente, uma região formada por glicoproteínas e fibras proteicas, chamada de lâmina basal, que promove a adesão entre os dois tecidos. Aorigem embrionária dos epitélios depende de sua localização no corpo, por exemplo: o epitélio que reveste as cavidades do tubo digestório e das vias respiratórias tem origem endodérmica; a epiderme tem origem ectodérmica; a pleura, o pericárdio e o peritônio possuem origem mesodérmica.

Tecido epitelial glandular
Também chamado de epitélio glandular, esse tecido é resultante da multiplicação decélulas epiteliais especializadas na secreção de substâncias úteis ao organismo, que irão formar as glândulas. As glândulas são divididas em: exócrinas, endócrinas e mistas. As glândulas exócrinas são aquelas que mantêm comunicação com o epitélio de origem através de um ducto ou canal, lançando suas secreções na superfície ou cavidade de um órgão. Exemplos: glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,lacrimais e mamárias.

As glândulas endócrinas não possuem comunicação com o epitélio de origem e lançam suas secreções (hormônios) em capilares sanguíneos. Exemplos: hipófise, tireóide, paratireóide e supra-renais. As glândulas mistas (anfícrinas ou mesócrinas) são aquelas que apresentam porções endócrinas e porções exócrinas. Exemplos: pâncreas (insulina e suco pancreático), fígado (proteínas ebile), testículos e ovários (hormônios sexuais e espermatozoides/óvulos).

TECIDO CONJUNTIVO
O tecido conjuntivo apresenta células afastadas e grande quantidade de substância intercelular; é o tecido com maior distribuição no corpo. A origem do tecido conjuntivo é mesodérmica. As principais funções do tecido conjuntivo são: preenchimento, sustentação, nutrição dos epitélios, reserva...
tracking img