Histarte arqdes-secxx 001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A

Arquitectura
eo

Design
do

século XX

Índice
Introdução 1. Do Modernismo à Art Déco 1.1. Primeiras obras do modernismo 1.2. Art Déco 2. Arquitectura e Design das Vanguardas Modernistas 2.1. Arquitectura Expressionista 2.2. Arquitectura Futurista e Construtivista 2.3. De Stijl e Neoplasticismo 3. Bauhaus 4. Le Corbusier e Estilo Internacional 5. Frank Lloyd Wright (Organicismo) 6.As correntes pós Anos 60 6.1. Arquitectura Pós-Modernista 6.2. Continuação do Modernismo 6.3. Novos romantismos 6.4. Neomodernismo Conclusão Bibliografia 2 3 3 4 5 5 5 6 7 8 9 10 10 10 11 11 12 13

Página 1

Universidade da Beira Interior Covilhã | Portugal

História de Arte, 1º ano, 1º semestre Arquitectura, 2010 / 2011

Introdução
Iniciando a fuga aos estilos dos séculos XVIII e XIX,o século XX foi rico em correntes artísticas modernistas, com ideias vanguardistas, assistindo-se a um notável progresso teórico e prático da arquitectura, desde as teorias racionalistas e funcionais até às expressivas e individualistas. A Forma segue a Função é, sem dúvida, a expressão mais conhecida de entre os entendidos da matéria no que se trata de arte do século XX. E, de facto, ainda hoje,em pleno século XXI, quer consciente quem inconscientemente seguimos princípios do século passado, incluindo ideais com um século de existência. O presente trabalho tem por objectivo abordar, muito sinteticamente, as principais correntes da arquitectura e design do século XX, dando a conhecer por alto a evolução rápida que ocorreu neste século.

Página 2

Universidade da Beira InteriorCovilhã | Portugal

História de Arte, 1º ano, 1º semestre Arquitectura, 2010 / 2011

1 Do Modernismo à Art Déco

Nas duas primeiras décadas do século XX, houve um grande desenvolvimento intelectual da Arquitectura e do Design em geral. Várias correntes modernistas surgiram, marcadas por polémicas que envolveram arquitectos, engenheiros e artistas. A Arte Nova na transição para o séc. XX foi umatentativa bem sucedida de equilibrar a tradição e inovação. Nesta arte surgiu o Modernismo, defendia-se o uso de novos materiais e desornamentação dos edifícios. Surgiu, então o slogan do Modernismo: A Forma segue a Função.

1.1. Primeiras obras do Modernismo
   Exemplificam-se algumas das primeiras obras que seguiram este slogan. França: François Hennebique e Auguste Perret – introduçãode estruturas em betão armado; Áustria: Adolf Loos – com o livro Ornamento e Crime e com a Steiner House; Alemanha: Grupo de artistas Deutsche Werkbund.

Página 3

Universidade da Beira Interior Covilhã | Portugal

História de Arte, 1º ano, 1º semestre Arquitectura, 2010 / 2011

1.2. Art Déco
Esta foi uma das primeiras vertentes do Modernismo. Surgiu nas primeiras décadas do século XX, eaplicou-se em todas as vertentes artísticas, como arquitectura e pintura. Expandiu-se a partir da Exposição de 1925 em Paris e vigorou no período entre as duas Grandes Guerras. Aproveitou vários conceitos vanguardistas do seu tempo. Inspirou-se na natureza animal, corpo feminino e formas geométricas abstractas. Algumas características:  Tecto plano e predominância da horizontalidade; Geometrização da composição do espaço e fachadas;  Simplicidade estrutural e grande clareza de volumes;  Decoração contida, estilizada e abstractizante (frisos, gradeamentos, puxadores e fechos de portas).

Página 4

Universidade da Beira Interior Covilhã | Portugal

História de Arte, 1º ano, 1º semestre Arquitectura, 2010 / 2011

2 Arquitectura e Design das Vanguardas Modernistas
Ocorreu,entretanto, uma estagnação da arquitectura durante a I Guerra Mundial. Contudo, houve um desenvolvimento teórico-prático com base em obras de arte, como o Expressionismo e o Cubismo.

2.1. Arquitectura Expressionista
Este género de arquitectura nasceu na Deutsche Werkbund. Atingiu o seu apogeu nos anos 20, encontrando soluções de engenharia arrojadas para a época. Tinha um carácter fantasista,...
tracking img