Hist Ria Do Hipismo

2940 palavras 12 páginas
História do Hipismo http://www.travinha.com.br/esportes-com-animais/53-hipismo Um galope pela história

Segundo o dicionário brasileiro Houaiss, a palavra galope significa o passo mais rápido dos cavalos, caracterizado por uma sequência de saltos em três tempos. É exatamente isso que iremos fazer agora, dar um passeio a galope contando o surgimento deste esporte que mostra uma relação perfeita entre o homem e o cavalo, um dos animais que mais andou e anda até hoje ao lado e a serviço do ser humano.

Historiadores contam que foram os povos asiáticos, entre os períodos de 3,5 a 4 mil anos antes de Cristo, os primeiros a terem contato e fazer o uso regular do cavalo, tanto para a locomoção como para serviços de plantio nos campos e para o uso da caça. Com a evolução das sociedades, o cavalo começou a passar por processos de adestramento e tornou-se peça fundamental para garantir o bom trabalho do homem. Além disso, os cavalos começaram a ser usados em forças militares para conquistas de novos territórios e guerras.

Torneios começaram a ser realizados com a utilização de cavalos, com isso, estes animais entravam na cena esportiva e garantiram seu lugar neste meio.

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, por volta do ano de 648 a.C., provas com cavalos eram realizadas, como a corrida de bigas, em que os cavalos puxavam uma pequena charrete.

Um historiador, filósofo, e militar grego chamado, Xenofonte (foto acima), escreveu tratados sobre equitação que são tidos como um marco da história. Apaixonado por qualquer tipo de atividade que envolvia cavalos, foi visto como um visionário para aquela época ao deixar escrito sobre a arte da montaria, a doma de cavalos e a vocação exigida para o cavaleiro.

Com o fim dos Jogos da Antiguidade, por motivos políticos promovidos por Teodósio I, quando decidiu acabar com este evento por achar que se tratava de uma festa pagã, a equitação, do contrário do que se possa imaginar, não perdeu toda sua força. Como esporte é claro, deixou

Relacionados

  • Dicionário
    239464 palavras | 958 páginas