Hipocineticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CANTO E A CONEXÃO CORPO-MENTE-ESPÍRITO


Muitas histórias podem ser contadas sobre os poderes da música na cura e manutenção da saúde. Provavelmente, você mesmo pode contar algumas. Ao concluir este capítulo, mencionarei duas fontes que citam o canto como terapia no campo da saúde mental:
O primeiro trabalho é de autoria de Paul Nordoff e Clive Robbins, que no livro Music Therapy in SpecialEducation, explicam como utilizaram o canto para ajudar seus alunos a liberarem emoções ocultas. Acreditam que a música é uma ferramenta poderosa na ajuda de crianças com dificuldades ou mentalmente deficientes, além de ser uma atividade prazerosa para pessoas normais. Para as crianças, cantar é algo que ocorre naturalmente, portanto, tudo que precisam é de um estímulo para participar e umaresposta entusiástica.

O segundo material do Dr. John M. Bellis, psiquiatra cujo trabalho foi compilado na edição de 1979 na revista Prevention. Seu método faz amplo uso da terapia bioenergética. Este processo foi descoberto pelo Dr. Alexander Lowen e postula uma conexão crucial entre o estado do corpo e o estado da mente de uma pessoa. Acredita-se que repressões de ansiedade são refletidas namusculatura do corpo. Segundo a teoria bioenergética, repressões de ansiedade, e eventualmente a própria ansiedade, são aliviadas através da liberação da tensão muscular e emocional. O Dr. Bellis afirma que as pessoas descobrem na música a possibilidade de expressar pensamentos e sentimentos que de outra forma não conseguiriam articular. Usando o corpo como instrumento, o Dr. Bellis vê a utilização davoz e do canto como uma forma que temos de integrar a experiência internamente, resultando na liberação da tensão.
Quando você canta bem, particularmente com uma voz expressiva e bem produzida, você cria poderosas vibrações emocionais e sonoras que podem mexer com você, elevar seu espírito, expandir sua mente e, às vezes, fazer você sentir que está levantando vôo, ascendendo e se expandindo paraalém do seu ser. Essas vibrações, através da liberação da tensão nervosa, geram energia, aliviam e trazem paz para sua mente.

Trecho retirado do livro O TAO DA VOZ de Stephen Chun-Tao Cheng - Capítulo 8 - A abordagem oriental-ocidental para manter uma boa saúde.



CANTO CORAL


Segundo o Glossário da Música, da série “Mestres pelos Mestres”, o significado de Coral é: originalmente,música interpretada por um conjunto de vozes humanas, tal como na Idade Média.

O Coral é um grupo musical composto de mais de doze cantores, profissionais ou não, que são classificados conforme o tipo de voz. O Canto Coral exige mais técnica vocal dos cantores, maiores conhecimentos de música, o repertório é mais elaborado e de execução mais complexa.

Um Coral Adulto misto é formado de:Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos e algumas vezes das vozes medianas também: Mezzo-sopranos e Barítonos. A cada uma dessas subdivisões chamamos de Naipe. Um arranjo para Canto Coral tem as mesmas características de qualquer arranjo musical. Normalmente em um Coral Adulto misto os arranjos são feitos para quatro vozes, mas algumas vezes, são incluídas mais ou menos vozes.

A classificação das vozespara formação dos naipes é feita de acordo com a tessitura de cada voz. Tessitura é o conjunto de notas, geralmente de uma oitava mais uma quinta à duas oitavas, na qual o cantor emite a voz com total homogeneidade.

Um Coral “A Cappella” canta sem o acompanhamento de instrumentos. Cada naipe desenvolve uma parcela de harmonia da canção, usualmente um deles é responsável pela melodia de cadafrase musical e os outros fazem o acompanhamento, como os instrumentos.



A HISTÓRIA DO CANTO CORAL


Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de uma prática Coral, ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas.
No Cristianismo antigo o termo latino Chorus significava o grupo da comunidade que cantava junto ao altar.

A música cantada ocidental foi...
tracking img