Hipertermia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A normotemperatura humana é aproximadamente 36,5 ºC. Quando a temperatura se eleva de 37,5ºC a 40ºC não há riscos graves para a vida do indivíduo. Contudo, se a temperatura ultrapassa os 40ºC começaa ficar ameaçador à vida podendo inclusive provocar convulsões. Se excede 43ºC, a vítima pode ser levada à morte devido à desnaturação da estrutura terciária das proteínas, à instabilidade dasmembranas celulares, a alterações das vias metabólicas dependentes de oxigênio e a uma disfunção mitocondrial. Se a temperatura corporal conseguir chegar a 51°C, ocorre a rigidez muscular e a morteinstantânea.
Hipertermia é a temperatura corporal central acima de 40°C, relacionada à ineficiência dos mecanismos de dissipação do calor ou por produção excessiva de calor associada a uma dissipaçãoinsuficiente. Várias são as causas de hipertermia, dentre elas destacam-se exposição prolongada ao Sol, a fornos ou a locais de grande temperatura, prática de exercícios físicos em ambientes quentes e úmidos ea hipertermia maligna. As duas primeiras são causada por uma insuficiência dos mecanismos dissipadores de calor e a terceira é causada por uma variação genética que na maioria dos casos relaciona-sea uma alteração no gene que codifica os canais de liberação de cálcio nos retículos sarcoplasmáticos, causando dentre seus efeitos, o aumento da temperatura corporal.
Os sintomas começam com umquadro de prostração por calor. Ele é caracterizado por confusão mental, cãimbras, náuseas, vômito e suor intenso
A temperatura corpórea central aumenta para mais de 40° C; A transpiração cessa; Afreqüência cardíaca aumenta; A respiração se intensifica; tontura, e dor de cabeça.
. Se o quadro não for tratado e revertido,levará a uma situação que exigirá cuidados hospitalares.

O órgãomais sensível à hipertermia é o cérebro. A avaliação da temperatura central é a chave da
investigação (geralmente verificada através da temperatura retal,
pois as temperaturas oral e axilar não...
tracking img