Estrategia logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO


ETAPA – 1: SISTEMAS DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Nesta etapa serão abordados os conceitos de sistema de produção, e as formas de planejamento e controle de produção. Foi feita uma visita técnica a uma empresa que possui processos produtivos aonde poderíamos observar na pratica a teoria aprendida em aula.
Apresentaremos um resumo sobre aatuação da empresa escolhida, e depois os pontos observados. Nestas explanações iremos abordar a teoria do PLT, e a aplicação desta na pratica.

EMPRESA

A empresa escolhida foi a Foxconn divisão CMMSG. Trata-se de uma empresa privada multinacional de grande porte que atual no ramo de terceirização de manufatura para produtos eletrônicos.
A Foxconn é uma empresa chinesa que esta no mercadobrasileiro a 4 anos e possui entre todas as suas plantas aproximadamente 5 mil funcionários. São quatro parques industriais localizados em Indaiatuba-SP, Jundiaí-SP, Sorocaba-SP e Santa Rita-MG. Por ser uma “Contract Manufacture” (Terceirização de Manufatura) não possui produtos com a própria marca, porém fabrica os Computadores e Notebooks para a HP, DELL e SONY WAIO, assim como cartuchos deimpressora para a HP, e telefones para Motorola e Sony Ericsson.
Entre as plantas e linhas de negócios, foi escolhida a Foxconn CMMSG uma divisão, que fica na fabrica de Jundiaí dedicada aos Computadores e Notebooks da HP. Ela possui dois níveis de produção, As placas que são são os produtos intermediários, e as linhas de montagem, entre elas iremos abordar os processos da montagem do produto final. Aempresa localiza-se na avenida marginal da rodovia dos bandeirantes sem número.

SISTEMA DE PRODUÇÃO

CONCEITO

Existem basicamente três tipos de sistemas de produção: sob encomenda, em lotes e continua, sendo:
Produção sob Encomenda: Aonde as empresas produzem somente após ter recebido um pedido ou a encomenda de produtos. Este tipo de produção caracteriza-se por um processo produtivopouco padronizado, utilizando grande variedade de ferramentas e instrumentos e intensiva mão de obra, um bom exemplo são as oficinas artesanais.
Produção por Lotes: Aonde as empresas produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez. Estas quantidades limitadas são os lotes de produção, e são dimensionados para atender a demanda de um determinado período. Este sistema é um dos maisutilizados, bons exemplos são as fabricas têxteis e cerâmicas.
Produção Continua: Aonde as empresas produzem determinado produto por um longo período de tempo. Caracteriza por um puxado ritmo de produção, como os produtos não sofrem grandes variações ao longo do tempo, o processo esta sempre em aperfeiçoamento continuo, um bom exemplo são as fabricas de papel e celulose.

PRÁTICA

A FOXCONN CMMSGpor ser uma terceirização de manufatura dedicada a HP e recebe apenas dela as entradas de demanda. As linhas de negócio estão divididas em duas: “Cosumers” e “Commercials”.
Os chamados “Consumers” são os computadores e notebooks disponibilizados ao varejo. Trata-se de produtos padronizados, os clientes imediatos são os grandes distribuidores que colocam seus pedidos em grandes quantidades.
Oschamados “Commercials” são os computadores e notebooks disponibilizados sobre encomenda. Trata-se de produtos customizáveis, os clientes imediatos são empresas, prefeituras, escolas, e colocam seus pedidos em pequenas quantidades.
Ambas as linhas de negócios possuem tratativas diferentes para suas respectivas demandas. Os “Consmers” são tratados pelo coneceito “Build to Stock” e os“Commercials” pelo conceito de “Build to Order”.
O “Build to Stock” significa produção para estoque. Este sistema atende os grandes varejistas como Extra, Carrefour, Wal-Mart, e outros. Eles colocam os pedidos com a HP para atender um determinado período, porém com o direito a flexibilidade de puxar estes produtos conforme necessidade. A HP consolida estes volumes em um plano de vendas. A Foxconn inicia a...
tracking img