Hipertensao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é hipertensão arterial1?
A hipertensão arterial1 (pressão alta) é das doenças de maior prevalência2 na população. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Hipertensão3 (SBH) estima que haja 30 milhões de hipertensos, cerca de 30% da população adulta. Entre as pessoas com mais de 60 anos, mais de 60% têm hipertensão3. No mundo, são 600 milhões de hipertensos, segundo a Organização Mundial deSaúde4 (OMS). Embora o problema ocorra predominantemente na fase adulta, o número de crianças e adolescentes hipertensos vem aumentando a cada dia. A SBH estima que 5% da população com até 18 anos tenham hipertensão3 – são 3,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros.
A pressão alta caracteriza-se pela presença de níveis de pressão arterial5 elevados associados a alterações no metabolismo6do organismo, nos hormônios e nas musculaturas cardíaca e vascular7.
Considerada um dos principais fatores de risco de doença, é responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho em nosso meio. É uma condição de causas multifatoriais que deve receber a atenção e o cuidado de todos
Quais são as causas?
Em 95% dos casos, a causa da hipertensão arterial1(HA) é desconhecida, sendo chamada de HA primária ou essencial. Nesses pacientes, ocorre aumento da rigidez das paredes arteriais e a herança genética pode contribuir para o aparecimento da doença em 70% dos casos.
Nos demais, ocorre a HA secundária, ou seja, quando uma determinada causa predomina sobre as demais, embora outras possam estar presentes. É o caso da:
* HA por doença doparênquima renal8
* HA renovascular: provocada por algum problema nas artérias renais. O rim9 afetado produz substâncias que elevam a pressão arterial5
* HA por aldosteronismo primário
* HA relacionada à gestação
* HA relacionada ao uso de medicamentos; como corticosteróides, anti-concepcionais ou anti-inflamatórios
* HA relacionada ao feocromocitoma10: tumor11 que produzsubstâncias vasoconstritoras que aumentam a pressão arterial5, produzem taquicardia12, cefaléia13 e sudorese14
* HA relacionada a outras causas
* Quem está em risco para desenvolver esta condição?
* Pessoas com história familiar de hipertensão3 podem apresentar maior risco para a doença. Pesquise se em sua família existem pessoas hipertensas. Caso faça parte deste grupo, procure orientaçãosobre como começar a prevenir a hipertensão3.
* Níveis elevados de pressão arterial5 são facilitados por: elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio, alta ingestão calórica e excessivo consumo de álcool. Os dois últimos fatores de risco são os que mais contribuem para o desenvolvimento de peso excessivo ou obesidade15, que estão diretamente relacionados à elevação da pressãoarterial5. O papel do teor de cálcio, magnésio e proteína da dieta na prevenção da pressão arterial5 ainda não está definido.
* O estresse psicológico e o sedentarismo16 ainda aguardam provas mais definitivas de participação como fatores de risco, embora existam evidências de que sua modificação pode ser benéfica no tratamento da hipertensão arterial1.
* O aumento do risco cardiovascular ocorretambém pela agregação de outros fatores, tais como tabagismo e dislipidemias - alterações nos níveis de colesterol17 e triglicérides18, intolerância à glicose19 e diabetes mellitus20.
* O que sente o portador desta condição?
* Na maioria dos casos, não são observados sintomas21. Quando estes ocorrem, são comuns a outras patologias, tais como dor de cabeça, tonturas22, cansaço, enjôos,falta de ar e sangramentos nasais. Por isso, a hipertensão arterial1 é conhecida como uma doença silenciosa. Isto pode dificultar o diagnóstico23 ou fazer com que os pacientes esqueçam de usar os medicamentos necessários para controlar a pressão arterial5.
* Como o médico faz o diagnóstico23?
* O diagnóstico23 é feito pela aferição (medida) cuidadosa da pressão arterial5 em mais de uma...
tracking img