Hinduismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
oHinduísmo – Vida Prática

As características principais do hinduísmo são o politeísmo, ioga, meditação e a reencarnação. Estima-se que atualmente existam mais de 660 milhões de adeptos em todo omundo, são cerca de 33 milhões de deuses e 200 milhões de vacas sagradas.

A vaca é um animal sagrado na Índia e é adorada durante certas festas religiosas. Isso provavelmente se relaciona com umantigo culto de fertilidade; nos Vedas há hinos à vaca, pois ela supre tudo o que é necessário para sustentar a vida. A vaca se tornou um símbolo da vida, e não é permitido matá-la. Todos os produtosderivados dela são utilizados em diversas cerimônias de purificação.
Os hinduístas têm outros animais sagrados além da vaca, em especial o macaco, o crocodilo e a cobra. De modo geral, eles nãogostam de tirar a vida. Isso transformou muitos hinduístas em vegetarianos

Um hinduísta acredita que, depois da morte de um indivíduo, sua alma renasce numa nova criatura vivente. Pode renascer numacasta mais alta ou mais baixa, ou pode passar a habitar um animal. A ideia de que todas as ações têm consequências e de que essas consequências podem aparecer depois da morte não é peculiar aohinduísmo. Todas as ações de uma vida formam a base para a próxima. Assim, o carma não é uma punição pelas más ações ou uma recompensa pelas boas. O carma é uma constante impessoal como uma lei natural.É possível distinguir três caminhos diferentes
para a graça, que exerceram papel relevante na história da Índia e continuam prevalecendo no hinduísmo moderno. São as Vias do sacrifício, doconhecimento e da devoção.

A VIA DO SACRIFÍCIO: Fazendo sacrifícios e boas ações, muitos hinduístas tentam obter a felicidade terrena, boa saúde, riqueza e boa descendência.
A VIA DO CONHECIMENTO:Compreender a verdadeira natureza da existência será um caminho para a salvação. O conhecimento que traz a salvação é o de que a alma humana e o mundo espiritual são uma coisa só.
A VIA DA DEVOÇÃO : é...
tracking img