Higienie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL FLORESTAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESIDENTE COSTA E SILVA


Any Larissa Muchau n° 9
Camila Duda Batista n°10
Eliandro do Carmo Batista n°15
Everton Souza n°16
Luana Andrade Cavalheiro n°28
Lucivan Padilha n°29
Rubia Thomaz n°37






PREVENÇÃO DE ACIDENTES – HIGIENE DO TRABALHO










14 de Setembro de 2012Introdução

A Higiene do Trabalho ou Higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A Higiene do Trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Uma atividade de higiene do trabalho é a analise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores quepossam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir alem, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e damotivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.


















RECURSOS DE PROTEÇÃO COLETIVA

Ambiente de Trabalho

As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e as tecnologias e técnicas utilizadas.Porem tenha em atenção o seguinte:
Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;
• Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de atividades perigosas;
• Organize o local de trabalho ou o seu posto de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar não precisa improvisar perante imprevistos e isso reduzos acidentes;
• Saiba quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
• Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar;
• Aplique as medias e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são facultados, designadamente o uso de vestuários de proteçãoadequado, como as proteções auriculares para ruído, óculos, capacetes e dispositivo anti-queda, e equipamentos de proteção respiratória, entre outras;
• Não receie sugerir a empresa onde trabalha a realização de palestras, seminários e ações de formação sobre prevenção de acidentes.

Máquinas


A proteção de maquinas é um tipo de proteção coletiva muito usada em indústrias. Proteção desegurança em maquina e equipamento é toda barreira mecânica ou eletroeletrônica que impede o acesso às áreas de risco. Serve para impedir que qualquer parte do corpo humano possa ingressar nas áreas que oferecem riscos, preservando a integridade física dos trabalhadores envolvidos nos processos produtivos e nos de manutenção.
O EPI (Equipamento de Proteção Individual), conforme a NR6,devera ser ultimo recurso utilizado.
A NR12 define as referencias técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de maquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda a sua fabricação, importação,comercialização, exposição e cessão a qualquer titulo, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras.


Educação Preventiva e Treinamento


Todos os trabalhadores desta obra irão receber treinamento admissional e periódico, assim como ordens de serviço especificas, visando garantir a execução de suas natividades com...
tracking img