Higiene do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIGIENE DO TRABALHO
A Higiene do Trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia a dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, a fim de detectar o tipo de agente prejudicial, quantificar sua intensidade ou concentração e tomar as medidas de controle necessárias para resguardar a saúde e o conforto dos trabalhadores durante toda sua vida detrabalho.
A Associação Norte-Americana de Higienistas Industriais define deste modo esta ciência:
A Higiene Industrial é uma ciência e uma arte, que tem por objetivo. O reconhecimento, avaliação e o controle daqueles fatores ambientais ou tensões, originadas nos locais de trabalho, que podem provocar doenças, prejuízos à saúde ou bem-estar, desconforto significativo e ineficiência nostrabalhadores ou entre as pessoas da comunidade.
Da definição de Higiene e seus objetivos, fica claramente estabelecido que seus princípios e metodologia de atuação sejam aplicáveis a qualquer forma de atividade humana, em que possam estar presentes diversos fatores causadores de doenças profissionais. Por esses motivos vamos dar uma denominação mais ampla a esta ciência, falando de "Higiene doTrabalho", sendo esta denominação a utilizada no Brasil.
Tempo de exposição - Quanto maior o tempo de exposição, maiores serão as possibilidades de se produzir uma doença do trabalho.
Concentração ou intensidade dos agentes ambientais - Quanto maior a concentração ou intensidade dos agentes agressivos presentes no ambiente de trabalho, tanto maior a possibilidade de danos à saúde dos trabalhadoresexposto:
Características dos agentes ambientais
As características específicas de cada agente também contribuem para a definição de seu potencial de agressividade.
O estudo do ambiente de trabalho, visando estabelecer relação entre esse ambiente e possíveis danos à saúde dos trabalhadores que devem efetuar seus serviços normais nesses locais, constituiu o que chamamos de um levantamento decondições ambientais de trabalho.

O levantamento pode dividir-se em duas partes:

O estudo qualitativo das condições de trabalho visa coletar o maior numero possível de informações e dados necessários, a fim de fixar as diretrizes a serem seguidas no levantamento quantitativo.
O estudo quantitativo completará o reconhecimento preliminar dos ambientes de trabalho, através de mediçõesadequadas que nos dirão no final quais são as possibilidades de os trabalhadores serem afetados pelos diferentes agentes agressivos presentes nos locais de trabalho.


1 - Levantamento qualitativo
Normas gerais de procedimento
Deve-se iniciar o reconhecimento qualitativo do ambiente de trabalho com um estudo minucioso de uma planta atualizada do local, assim como de um fluxograma dos processos afim de estabelecer a forma correta de proceder ao levantamento: saber o que fazer e como nos fazer diferentes locais de trabalho.
O estudo qualitativo deve dar informação detalhada de aspectos como:
* Numero de trabalhadores;
* Horários de trabalho;
* Matérias-primas usadas, incluindo nome comercial e nome científico das substancias;
* Maquinarias e processos;
* Tipos deenergia usada para transformação de materiais;
* Produtos semí-elaborados;
* Produtos acabados;
* Substancias complementares usadas nos processos;
Existência ou não de equipamentos de controle, tais como: ventilação local, estado em que se encontram os equipamentos, etc.;
* Tipo de iluminação e estado das luminárias;
* Presença de poeiras, fumos, névoas e ponto de origemda dispersão;
* Uso de EPI por parte dos trabalhadores.
Essas informações devem ser acrescidas de comentários escritas, que permitem esclarecer a situação real do ambiente de trabalho.
A empresa deve assessorar-se de um elemento técnico que esteja familiarizado com os processos industriais, métodos de trabalho e demais atividades que são efetuadas normalmente no local, a fim de obter...
tracking img