Hierraquia de menoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIERARQUIA DE MEMÓRIA
A MP não é o único dispositivo de armazenamento de um computador. Em função de características como tempo de acesso, capacidade de armazenamento, custo, etc., podemosestabelecer uma hierarquia de dispositivos de armazenamento em computadores.
Tipo Capacidade Velocidade Custo Localização Volatilidade
Registrador Bytes muito alta muito alto UCP Volátil
Memória CacheKbytes alta alto UCP/placa Volátil
Memória Principal Mbytes média médio Placa Volátil
Memória Auxiliar Gbytes baixa baixo Externa Não Volátil

REGISTRADORES: Registradores são dispositivos dearmazenamento temporário, localizados na UCP, extremamente rápidos, com capacidade para apenas um dado (uma palavra). Devido a sua tecnologia de construção e por estar localizado como parte da própriapastilha ("chip") da UCP, é muito caro. O conceito de registrador surgiu da necessidade da UCP de armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento. Por exemplo, quando um dadoresultado de operação precisa ser armazenado até que o resultado de uma busca da memória esteja disponível para com ele realizar uma nova operação.

Máquinas RISC são geralmente construídas com um grandeconjunto de registradores, de forma a trazer os dados para o mais próximo possível da UCP, de forma a que o programa opere sempre sobre dados que estão em registradores.

Registradores são VOLÁTEIS,isto é, dependem de estar energizados para manter armazenado seu conteúdo.

MEMÓRIA CACHE: Com o desenvolvimento da tecnologia de construção da UCP, as velocidades foram ficando muito mais altasque as das memórias, que não tiveram a mesma evolução de velocidade (o aperfeiçoamento das memórias se deu mais no fator capacidade). Desta forma, os tempos de acesso às memórias foram ficandoinsatisfatórios e a UCP ao buscar um dado na memória precisa ficar esperando muitos ciclos até que a memória retorne o dado buscado ("wait states"), configurando um gargalo ("bottleneck") ao desempenho do...
tracking img