Hidrostatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMAÇÃO DE ESTALACTITES   E ESTALAGMITES
    A água que corre na superfície da Terra pode se tornar ligeiramente ácida devido à dissolução do CO2 da atmosfera   (lembre-se de que CO2 + H20   H2CO3) e à dissolução de ácidos resultantes da decomposição dos vegetais. Quando essa água encontra um terreno calcário (isto é, formado por CaCO3), tem início um processo de dissolução do calcário,devido à reação: 
 
 
    Isso ocorre porque o CaCO3 é insolúvel na água e o Ca(HCO3)2 é bem mais solúvel. Começa então um processo de erosão química do calcário, com a formação de furos, veios efissuras através da rocha, que demora milhares de anos. 
    À medida que a água vai aprofundando-se no terreno, a pressão hidrostática da coluna líquida provoca um aumento de dissolução do CO2 na água,de acordo com a equação: 
 

    Note que o deslocamento desse equilíbrio para a direita, com o aumento da pressão, é uma simples conseqüência do Princípio de Le Chatelier (é também o que acontecena fabricação das bebidas refrigerantes). Em decorrência do aumento    da        concentração do             H2 CO3 na água,          o equilíbro       CaCO3 (s) + H2CO3(aq)      Ca(HCO3)2(aq) tambémse desloca para a direita; em decorrência disso, a rocha calcária (CaCO3) sofre ainda mais erosão (dissolução, formando-se assim o Ca (HCO3 )2, que vai sendo arrastado pela água. Com o passar dosséculos, os veios e fissuras da rocha vão aumentado e se transformando em grutas e cavernas. Essas cavernas podem permanecer cheias de água ou então se esvaziar devido ao escoamento da água através de novosveios, canais e galerias no terreno, com a formação de verdadeiros rios subterrâneos. 
De todo esse processo, resultam formações geológicas bastantes interessantes: 
- depressões na superfície doterreno, como se fossem “ralos de pia”; 
- desabamentos de bolsões ou grutas subterrâneas com a formação de poços mais ou menos profundos no terreno, chamados dolinas; é o que acontece na região de...
tracking img