Hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
| |

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão – PR.
Curso: Engenharia Ambiental.
Turma/2011

alunas: Ellen Caroline Moura Santos, Marina Maria Cabette, Tatiane Cristovam
Prof. Eudes Arantes - Disciplina: Hidrologia

CARACTERIAZAÇÃO DE UMA BACIA

INTRODUÇÃO
Diversas definições de bacia hidrográfica foramformuladas ao longo do tempo. Mas muitas dessas definições propostas para bacia hidrográfica assemelham-se ao de Tucci (1997), a qual bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água oriunda das precipitações que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída. A bacia hidrográfica compõe-se de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de águaque confluem até resultar em um leito único no seu exutório.
A caracterização de uma bacia hidrográfica é um dos primeiros e mais comuns procedimentos executados em análises hidrológicas ou ambientais, e tem como objetivo esclarecer as várias questões relacionadas com o entendimento dos impactos ambientais locais e regionais, como enchentes, possibilidade de ocorrência de chuvas, infiltração esusceptibilidade para erosão dos solos.
O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é função de suas características geomorfológicas (forma, relevo, área, geologia, rede de drenagem, solo, etc.) e do tipo da cobertura vegetal existente (LIMA, 1976). Assim, as características físicas e bióticas de uma bacia possuem importante papel nos processos do ciclo hidrológico, influenciando, dentreoutros, a infiltração e quantidade de água produzida como deflúvio, a evapotranspiração, os escoamentos superficial e sub-superficial. (TONELLO, 2005).
O atual trabalho tem como objetivo entender a dinâmica ambiental da bacia hidrográfica da Cidade Nova Cantu.

MATERIAS E METODOS
Para caracterização da bacia hidrográfica, utilizamos uma carta topográfica da cidade de Nova Cantu localizada naregião sul do Brasil. A partir córrego barreiro determinamos um exutório e delimitamos a bacia e o traçado dos rios (Figura 1).
E em seguida para o calculo da área foi utilizado papel milimetrado; e dividido quadrados de 1 cm² , 0,5 cm², 0,25 cm² e 0,01 cm² diferenciado através de cores.
Figura 1: Área de Estudo - Microbacia córrego Barreiro

Para a determinação dos cálculos, foi necessário passarde cm² para km², a qual 1 cm² = 0,25 km², 0,5 cm² = 0,125 km ², 0,25 cm ² = 0,0625 km ² e 0,01 cm ² = 0,0025 km ². Assim calculamos a soma destes e obtivemos a área de cada curva de nível e a área total da bacia.
Com um barbante envolvemos a bacia e determinamos o perímetro; o comprimento axial da bacia; e o comprimento total dos cursos d’água. Como a bacia esta em uma escala de 1:50000, foinecessário a conversão das unidades de cm para km para a realização dos cálculos. Partindo destes dados iniciais encontrados foi possível indicar dados importantes para característica da bacia.
As fórmulas para obtenção das medidas das formas físicas da bacia são encontradas em Christofolletti (1969),Tonello (2005) e Cardoso (2006) e estão apresentadas a seguir.

Características geométricas
a) Área:Toda área drenada pelo sistema pluvial inclusa entre seus divisores topográficos, projetada em plano horizontal, sendo elemento básico para o cálculo de diversos índices morfométricos (TONELLO, 2005).
b) Perímetro: Comprimento da linha imaginária ao longo do divisor de águas (TONELLO, 2005).
c) Fator forma ou Coeficiente de conformidade: Relaciona a forma da bacia com a de um retângulocorrespondendo a razão entre a largura média e o comprimento axial da bacia(da foz ao ponto mais longínquo do espigão), podendo ser influenciada por algumas características, principalmente pela geologia. Podem atuar também sobre alguns processos hidrológicos ou sobre o comportamento hidrológico da bacia. O fator forma pode ser descrito pela seguinte equação (VILLELA; MATTOS 1975):
F=AL2
* F = o fator...
tracking img