Hidrantes urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
CFS - 2007
DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA ASSUNTO: HIDRANTES URBANOS
INSTRUTOR: MAJ BM JAMES MONITOR: 3º SGT BM CÉSAR ALUNOS: ODILON EVERALDO M. CAMPOS Nº.: 02 17 26

HIDRANTES URBANOS
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E UTILIZAÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS

HIDRANTES URBANOS
INTRODUÇÃO
Houveram eventos que demarcaram de sobremaneira umnovo período com a preocupação e a segurança contraincêndios em edificações. Neste trabalho serão abordados aspectos acerca dos Hidrantes Urbanos, destacando-se toda a estrutura do sistema, tais como: definição, classificação, detalhes construtivos, etc., e uma pequena explanação sobre esse sistema na cidade de Rio Branco.

HIDRANTES URBANOS
OBJETIVO
Geral - Apresentar o Sistema de HidrantesUrbanos com suas características, classificações e componentes. Específicos: Identificar, através de busca documental e verificação “in loco” os hidrantes existentes na cidade de Rio Branco-AC; Descrever as condições operacionais dos hidrantes existentes.

• •

HIDRANTES URBANOS
METODOLOGIA
Para a realização do presente trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. •A primeira etapa teve suporte na busca de referencial teórico na literatura técnica disponível em livros, manuais e legislações de outros Corpos de Bombeiros de nosso país. • Numa segunda etapa pesquisou-se, junto à Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, documentação relacionada ao sistema de hidrantes urbanos da cidade. • Posteriormente, coletaram-seinformações “in loco” a respeito dos hidrantes existentes na cidade.

HIDRANTES URBANOS
Conceitos
Segundo o Manual Técnico de Bombeiros da polícia Militar – SP: Hidrantes são dispositivos existentes em redes hidráulicas, que possibilitam a captação de água para emprego nos serviços de bombeiros, principalmente no combate a incêndios. Segundo a ABNT (NBR 5667-2 e NBR 5667-1): Hidrantes sãoaparelhos ligados às redes de abastecimento de água que permitem a instalação de mangueiras ou mangotes para o combate a incêndios. Os hidrantes podem ser de uso público, isto é, instalados em logradouros públicos, como também particulares existentes nas fábricas, edifícios e estabelecimentos que têm equipamentos de proteção contra-incêndio.

HIDRANTES URBANOS
CLASSIFICAÇÃO Hidrantes SubterrâneosSegundo a ABNT (NBR 5667-2 e NBR 5667-1): Hidrante Subterrâneo: Dispositivo instalado sob o piso de passeios públicos em uma caixa de ferro fundido, dotado de uma saída, para o combate a incêndios, ou alternativamente, para utilização em descarga e serviços de desinfecção de redes de abastecimento público de água.

Segundo o Manual Técnico de Bombeiros da polícia Militar – SP: HidranteSubterrâneo: São aqueles que estão ligados à rede hidráulica, situados abaixo do nível do solo, com suas partes constitutivas ( expedição e comando de registro) colocadas dentro de uma caixa de alvenaria, fechada por uma tampa de ferro fundido. Esses hidrantes são antiquados, facilmente obstruíveis por sujeiras e quase sempre imperceptíveis ao bombeiro, pela própria natureza de sua colocação.

HIDRANTESURBANOS
Hidrantes Subterrâneos
Pode-se citar três tipos: Hidrante de válvula-eclusa. Hidrante de bola. Hidrante de parafuso vertical.

HIDRANTES URBANOS
Hidrantes de coluna.

Segundo a ABNT (NBR 5667-2 e NBR 5667-1): Hidrante de coluna: Dispositivo instalado sobre o piso de passeios públicos, com corpo cilíndrico e três saídas, utilizado para combate a incêndios.

Segundo o ManualTécnico de Bombeiros da polícia Militar – SP: Hidrante de coluna: São denominados “hidrantes emergentes”, combinam as formas permanentes de hidrantes e de aparelhos de hidrantes; são dotados de meios de conexão direta às mangueiras.

HIDRANTES URBANOS
Hidrantes de coluna Pode-se citar outros tipos: Barbará.

HIDRANTES URBANOS
Hidrantes de coluna tipo Americano: compressão e registro....
tracking img