Conduta no transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONDUTA NO TRÂNSITO UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO





CONDUTA NO TRÂNSITO UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO

BRASÍLIA, 2012

RAISSA RISOLETA CAVALCANTE RIBEIRO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina doAVA, Direito e Legislação, no Curso de Ciências Biológicas, na Faculdade Anhanguera de Brasília.

BRASÍLIA, 2012

4 APRESENTAÇÃO
5 INTRODUÇÃO
6 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
7 TRÂNSITO NO BRASIL E NO MUNDO
10 CONDUTA DO MOTORISTA
13 AGRESSIVIDADE NO TRÂNSITO
14 CAUSAS, CONSEQUENCIAS E COMO EVITAR A AGRESSIVIDADE NO TRÂNSITO
16 CAUSAS DOS INCIDENTES NO TRANSITO E COMO EVITÁ-LOSAPRESENTAÇÃO

A taxa de acidentes de trânsito tem crescido assustadoramente nos últimos anos. A vida agitada e o aumento do estresse se refletem no crescimento da irritabilidade dos condutores, transformando-os quase em “pilotos de fuga”. Além disso, as péssimas condições das estradas e dos equipamentos de sinalização aumentam ainda mais a chance de ocorrência desses acidentes. É válido salientar aimprudência, a falta de comprometimento com a própria vida e também com a do próximo provocam o que temos visto nos últimos tempos, inúmeras mortes, famílias inteiras que se perdem, filhos que ficam sem os pais e pais chorando a morte de seus filhos.
Devemos dar o valor real e merecido a essa situação alarmante, exigir atitudes enérgicas dos governantes para minimizar essas condições, mas acimade tudo encarar a nossa responsabilidade e mudar nossa conduta, mais ainda, mudar nossa forma de pensar, de encarar as situações vividas no trânsito.

4

INTRODUÇÃO

Em tudo o que fazemos há uma dose de risco, quando podemos passar por situações que comprometam a nossa segurança: seja no trabalho, quando consertamos alguma coisa em casa, brincando, dançando, praticando um esporte ou mesmotransitando pelas ruas da cidade. Os acidentes de trânsito resultam em danos aos veículos e suas cargas e geram lesões em pessoas. Nem é preciso dizer que eles são sempre ruins para todos, eles podem causar muitas consequências prejudiciais aos seres humanos e até mesmo para a sociedade, como: prejuízos financeiros, por perda de renda e afastamento do trabalho; o sofrimento de muitas pessoas,causados por mortes e ferimentos, inclusive com seqüelas físicas e/ou mentais, 6
muitas vezes irreparáveis; constrangimentos legais, por inquéritos policiais e processos judiciais, que podem exigir o pagamento de indenizações e até mesmo prisão dos responsáveis.
Por isso, é de fundamental importância que políticas de preservação da vida sejam adotadas para a conduta no trânsito. Este trabalhoprocura mostrar qual a situação atual do trânsito, englobando as causas e consequências da agressividade como também demonstrar qual a melhor conduta a ser seguida.
Boa leitura!5

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

O Código de Trânsito Brasileiro é a lei que regulamenta os motoristas e também todos os profissionais que a fazem a fiscalização nas estradas em todo o país, este foi a primeira leide trânsito que instituiu medidas eficazes para direção segura, como o uso do cinto de segurança, por exemplo.
Este código trás em seu conteúdo regras para minimizar os riscos de acidentes ou em caso de acidentes os riscos de morte.

6

TRÂNSITO NO BRASIL E NO MUNDO

Alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil tem o quinto maior número de mortes no trânsitode todo o mundo. A OMS utilizou dados de 2007, com o objetivo de comparar todos os países. Segundo dados oficiais naquele ano, houve 35,1 mil mortes causadas por desastres com automóveis no Brasil. Especialistas acreditam que esse número pode ser bem maior, pois só são contabilizadas as mortes que ocorrem no local do acidente. Em termos absolutos, o número brasileiro só é inferior ao de outros...
tracking img